:

Blog

4 áreas de atuação em Engenharia que são tendência no mercado de trabalho

Gosta de engenharia, mas está em dúvida sobre qual escolher?
Então, conheça as áreas que estão conquistando cada vez mais espaço no mercado.

 

A Engenharia é incontestavelmente importante para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, para atender a complexidade do mundo, ao longo dos anos, ela foi sendo dividida em diversas áreas de atuação. No entanto, alguns desses campos de conhecimento vêm ganhando cada vez mais destaque no mercado de trabalho.

Boas oportunidades de emprego combinadas com uma remuneração justa e adequada fazem toda a diferença na hora de escolher a carreira em Engenharia. Pensando nisso, vamos mostrar as 4 áreas da engenharia que são tendência no mercado de trabalho.

Engenharia de Computação

Essa é uma área em ascensão no mercado devido à digitalização dos processos de produção em diversas atividades da sociedade. Uma das principais habilidades do profissional de computação é a linguagem de programação, que contribui para a criação de softwares e manuseio dos sistemas de informação.

Engenharia de Controle e Automação

Com o advento da robótica e da automação de processos na Indústria 4.0, a Engenharia de Controle e Automação vem ganhando espaço no mercado de trabalho. O que antes era entendida como atividade manual e de repetição, hoje já é mediada por sistemas programados para desenvolver ações com muito mais precisão e em menor tempo. O que antes parecia impossível para exploração humana, como inspeções em águas profundas, já são possíveis através de equipamentos de navegação autônoma, como o FlatFish.

Profissionais da Engenharia de Controle e Automação atuam melhorando os processos da manufatura, computação, robótica e contribuindo para o futuro da inovação!

Engenharia de Produção

A competitividade do mercado fez com que o profissional dessa área fosse bastante solicitado. O engenheiro de produção é responsável por aumentar a produtividade da empresa, aperfeiçoando o sistema de produção, finanças e logística, garantindo maior eficiência nos processos.

Engenharia Civil

A área mais popular da engenharia não podia ficar de fora da lista. Apesar de ter passado por uma recessão durante a pandemia, a engenharia civil ainda continua ocupando o ranking das melhores opções de profissões para seguir.

As inovações e inserção das tecnologias digitais para o setor da construção civil têm impulsionado um mercado já conhecido como “Constutech”, que abrange scale-ups para atuarem no pré-obra, canteiro, pós-obra, real estate ou home-improvement. A tecnologia e a inovação se tornaram requisitos para a construção de obras mais sustentáveis, com menos desperdício e mais eficiência.

Agora que você já conhece 4 áreas da engenharia que são tendência no mercado de trabalho, fica mais fácil saber qual curso escolher antes de ingressar na faculdade. Lembrando que esse é apenas um resumo do que cada área faz, mas a engenharia é um mundo de possibilidades, e ao longo da sua jornada acadêmica você vai descobrindo o que se encaixa melhor no seu perfil.

O engenheiro formado pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC pode escolher entre trabalhar num escritório, institutos de pesquisa ou no setor industrial. Porém, durante o curso, oferecemos a possibilidade de aprimoramento do perfil profissional do aluno.

As trilhas profissionais auxiliam na escolha entre as carreiras de Técnico-Gestor, com mais aproximação da indústria e suas tecnologias; de Empreendedor, com foco na estruturação de um negócio próprio; e de Pesquisador, que desenvolve pesquisas alinhadas às demandas da sociedade.

Estude em um Centro Universitário reconhecido pelo MEC e considerado um dos melhores no ensino da engenharia no Brasil, as inscrições para o processo seletivo 2021.2 já estão abertas!

Clique aqui para acessar o edital.

Vem #SerCIMATEC!

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x