Blog

A História de Marco Não Cabe Aqui
Tem histórias que expandem nosso horizonte e marcam a nossa trajetória. O jovem Marco Marcassa teve sua primeira incursão no fascinante mundo da eletricidade através uma varinha mágica. “Eu era aficionado por Harry Potter e coloquei um led na ponta de uma varinha que eu tinha. Era algo que podia ter sido comprado pronto, mas preferi fazer eu mesmo. Até hoje tenho aquela varinha”, lembra Marco, que atualmente está prestes a se formar em Engenharia Elétrica pelo SENAI CIMATEC.
Marco tem se destacado como Bolsista de Iniciação Científica em um projeto que estuda o uso de um dispositivo de BCI (Brain-Computer Interface, ou Interface Computador-Cérebro) para pessoas com comprometimento de fala. Trata-se de um capacete tecnológico que, por sinal, lembra bastante outro personagem de histórias marcantes. “O universo dos X-Men era um dos que mais me intrigava, porque havia alguns aspectos plausíveis, de certa forma. Por exemplo, o capacete do Professor Xavier era um tipo de BCI. Com elementos fantasiosos, é claro, mas era esse o conceito”.
Entre diversas outras histórias que habitaram o imaginário da infância e adolescência de Marco, ele cita Star Wars e De Volta Para o Futuro. “Sempre tive uma necessidade muito grande de entender como as coisas funcionam em volta de mim. Acredito que essa característica, associada à carga de ficção científica que eu recebi, me levou ao universo da Engenharia”. As inspirações da ficção se aliaram às necessidades concretas do cotidiano. Marco queria descobrir o que precisava ser desenvolvido no mundo, os problemas reais da sociedade que poderiam ser resolvidos com inovações na Engenharia.
A vivência universitária no SENAI CIMATEC, com a amplitude de possibilidades que traz, abriu novos horizontes para o jovem estudante. “Fui apresentado a dezenas de inciativas e ramos que antes nem imaginava existir. Quando eu finalmente reconheci minha paixão, um segmento escolhido por pouquíssimos profissionais da minha área, o CIMATEC abriu portas para mim”. A área a que ele se refere como sua paixão descoberta é a Engenharia Biomédica. Foi a partir desse direcionamento que surgiu a ideia de utilizar o BCI para usos terapêuticos. “Há um cunho médico e social que eu achei fantástico”, diz.
De maneira alinhada com as tendências de organização em rede da sociedade atual, a tecnologia de BCI utilizada por Marco no projeto é open source, uma construção coletiva. Software e hardware são de fonte aberta e os resultados vêm da contribuição de uma comunidade científica diversa, através de fóruns e outras formas de comunicação.
A área escolhida por Marco extrapola os conhecimentos normalmente associados à Engenharia, já que envolve neurociência e psicolinguística. E ele conta que, no SENAI CIMATEC, encontrou as pessoas e projetos ideais para seguir esse caminho nada óbvio. “Aqui fiz amigos, conheci profissionais fantásticos e, principalmente, recebi a liberdade para sonhar grande”. Marco tem apenas 23 anos e uma história que vai muito além do que cabe neste texto.
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]