Blog

A importância da Gestão de Alimentos na Indústria 4.0

A Indústria 4.0, como é conhecida a 4ª Revolução Industrial, tem como premissa a integração entre a produção industrial e uso das tecnologias digitais, que permitem maior otimização, controle e eficiência dos processos de produção, distribuição e mercado.

Na indústria alimentícia, o controle sobre os processos é fator crucial para evitar perdas durante a produção e garantir eficiência na distribuição para o mercado. Segundo dados publicados pelo Instituto de Pesquisa World Resources Institute – WRI (2016), o Brasil perde cerca de 41 mil toneladas de alimento por ano. Assim, o Brasil ocupa posição entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo.

Transformar este cenário é uma das principais tarefas para o Desenvolvimento Sustentável, atravessando diferentes setores da sociedade que vai desde o produtor até o consumidor final. Por isso, a Gestão de Alimentos é imprescindível para garantir a eficiência da produção, a qualidade e a segurança alimentar da população.

Na produção alimentícia em escala industrial, o setor de Gestão de Alimentos deve obedecer às normas internacionais, tais como a ISO 22000, por exemplo, que precede normas e padrões para o controle de riscos e perigos na segurança alimentar. A norma abrange desde os fornecedores de matéria-prima, fabricantes de recursos intermediários (embalagens, aditivos) até o consumidor final.

Para atuar nessa área tão importante para a Indústria e sociedade, o profissional de Gestão de Alimentos deve ser dinâmico. Não apenas conhecer as normas para a gestão de qualidade, como também saber implementar e acompanhar as Boas Práticas de Fabricação (BPF), dominar as legislações e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).

O caminho para a produção mais eficiente (e consciente) da Indústria Alimentícia perpassa pela união da Gestão de Alimentos às ferramentas de Inteligência e Automação. Atualmente, existem softwares que oferecem controle logístico e outras soluções, além de ferramentas para a gestão de processos, armazenamento em nuvem e ferramentas de controle de dados.

Atuar na Gestão de Alimentos é construir um futuro melhor para todos os setores da sociedade. Na Indústria 4.0, podemos prever cenários, evitar desperdícios e agir estrategicamente. Aqui, no Centro Universitário SENAI CIMATEC, acreditamos na potência desses profissionais. Conheça nosso curso de extensão em Gestão de Alimentos no site: sejacimatec.com.br/extensao.

5 1 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x