Blog

A importância da Gestão de Alimentos na Indústria 4.0
A Indústria 4.0, como é conhecida a 4ª Revolução Industrial, tem como premissa a integração entre a produção industrial e uso das tecnologias digitais, que permitem maior otimização, controle e eficiência dos processos de produção, distribuição e mercado.
Na indústria alimentícia, o controle sobre os processos é fator crucial para evitar perdas durante a produção e garantir eficiência na distribuição para o mercado. Segundo dados publicados pelo Instituto de Pesquisa World Resources Institute – WRI (2016), o Brasil perde cerca de 41 mil toneladas de alimento por ano. Assim, o Brasil ocupa posição entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo.
Transformar este cenário é uma das principais tarefas para o Desenvolvimento Sustentável, atravessando diferentes setores da sociedade que vai desde o produtor até o consumidor final. Por isso, a Gestão de Alimentos é imprescindível para garantir a eficiência da produção, a qualidade e a segurança alimentar da população.
Na produção alimentícia em escala industrial, o setor de Gestão de Alimentos deve obedecer às normas internacionais, tais como a ISO 22000, por exemplo, que precede normas e padrões para o controle de riscos e perigos na segurança alimentar. A norma abrange desde os fornecedores de matéria-prima, fabricantes de recursos intermediários (embalagens, aditivos) até o consumidor final.
Para atuar nessa área tão importante para a Indústria e sociedade, o profissional de Gestão de Alimentos deve ser dinâmico. Não apenas conhecer as normas para a gestão de qualidade, como também saber implementar e acompanhar as Boas Práticas de Fabricação (BPF), dominar as legislações e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
O caminho para a produção mais eficiente (e consciente) da Indústria Alimentícia perpassa pela união da Gestão de Alimentos às ferramentas de Inteligência e Automação. Atualmente, existem softwares que oferecem controle logístico e outras soluções, além de ferramentas para a gestão de processos, armazenamento em nuvem e ferramentas de controle de dados.
Atuar na Gestão de Alimentos é construir um futuro melhor para todos os setores da sociedade. Na Indústria 4.0, podemos prever cenários, evitar desperdícios e agir estrategicamente. Aqui, no Centro Universitário SENAI CIMATEC, acreditamos na potência desses profissionais. Conheça nosso curso de extensão em Gestão de Alimentos no site: sejacimatec.com.br/extensao.
-
Estudo de caso desenvolvido pelo SENAI CIMATEC ganha publicação internacional
Digital Transformation, Public Policies, and the Triple Helix: A Case Study of the City of Salvador é um estudo de caso que avalia um programa desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Salvador e o SENAI CIMATEC. O trabalho foi publicado como capítulo do livro Digital Transformation and Challenges to Data Security and Privacy. O tema da Transformação Digital e os desafios para a privacidade e segurança de […]
-
CIMATEC é parceiro de programa de inovação em mineração da Vale
Participantes selecionados receberão bolsa e mentorias durante nove meses Estão abertas, até 24 de fevereiro, as inscrições para o MINE 2.0, um dos maiores programas de inovação aberta em mineração do mundo. Liderado pela Vale, o projeto, que tem como um dos parceiros o SENAI CIMATEC, visa solucionar desafios estratégicos e fomentar o ecossistema de […]
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC recebe Selo de Certificação de Protocolos de Higiene e Limpeza Contra a COVID-19
Selo atesta a segurança de colaboradores, estudantes e visitantes, a partir da avaliação de itens relacionados à prevenção da propagação do coronavírus Desde o início da pandemia, o SENAI CIMATEC esteve como protagonista no combate à COVID-19, através da manutenção de respiradores, da adaptação ao mercado brasileiro do Respirador VIDA – criado pela NASA e […]
-
Cientistas do CIMATEC desenvolveram embalagem biodegradável à base de coco e mandioca
Embalagem “verde” é uma inovação que pode trazer avanços significativos para a agroindústria e para o desenvolvimento sustentável da Bahia e do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida no SENAI CIMATEC, que tem a Profª. Bruna Machado como coordenadora, e contou com o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) com o projeto GestFrut, além […]