Blog

A importância da Gestão de Alimentos na Indústria 4.0
A Indústria 4.0, como é conhecida a 4ª Revolução Industrial, tem como premissa a integração entre a produção industrial e uso das tecnologias digitais, que permitem maior otimização, controle e eficiência dos processos de produção, distribuição e mercado.
Na indústria alimentícia, o controle sobre os processos é fator crucial para evitar perdas durante a produção e garantir eficiência na distribuição para o mercado. Segundo dados publicados pelo Instituto de Pesquisa World Resources Institute – WRI (2016), o Brasil perde cerca de 41 mil toneladas de alimento por ano. Assim, o Brasil ocupa posição entre os 10 países que mais desperdiçam alimentos no mundo.
Transformar este cenário é uma das principais tarefas para o Desenvolvimento Sustentável, atravessando diferentes setores da sociedade que vai desde o produtor até o consumidor final. Por isso, a Gestão de Alimentos é imprescindível para garantir a eficiência da produção, a qualidade e a segurança alimentar da população.
Na produção alimentícia em escala industrial, o setor de Gestão de Alimentos deve obedecer às normas internacionais, tais como a ISO 22000, por exemplo, que precede normas e padrões para o controle de riscos e perigos na segurança alimentar. A norma abrange desde os fornecedores de matéria-prima, fabricantes de recursos intermediários (embalagens, aditivos) até o consumidor final.
Para atuar nessa área tão importante para a Indústria e sociedade, o profissional de Gestão de Alimentos deve ser dinâmico. Não apenas conhecer as normas para a gestão de qualidade, como também saber implementar e acompanhar as Boas Práticas de Fabricação (BPF), dominar as legislações e a Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC).
O caminho para a produção mais eficiente (e consciente) da Indústria Alimentícia perpassa pela união da Gestão de Alimentos às ferramentas de Inteligência e Automação. Atualmente, existem softwares que oferecem controle logístico e outras soluções, além de ferramentas para a gestão de processos, armazenamento em nuvem e ferramentas de controle de dados.
Atuar na Gestão de Alimentos é construir um futuro melhor para todos os setores da sociedade. Na Indústria 4.0, podemos prever cenários, evitar desperdícios e agir estrategicamente. Aqui, no Centro Universitário SENAI CIMATEC, acreditamos na potência desses profissionais. Conheça nosso curso de extensão em Gestão de Alimentos no site: sejacimatec.com.br/extensao.
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]