Notícias

ANVISA autoriza comercialização do respirador projetado pela NASA e adaptado pelo SENAI CIMATEC

Professores e ex-aluno do Centro Universitário SENAI CIMATEC integraram a equipe que adaptou o Respirador VIDA aos pré-requisitos necessários para produção e comercialização no Brasil.

O Respirador VITAL, desenvolvido pelos engenheiros da NASA, passou por adequações feitas pelo SENAI CIMATEC e, no último dia 17, recebeu a permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido e comercializado no Brasil pela Russer, empresa de equipamentos médicos.

No país, o respirador adaptado pelo SENAI CIMATEC foi batizado de VIDA. Entre os diversos profissionais que compuseram a equipe responsável pela tropicalização do equipamento, estavam professores e um ex-aluno do Centro Universitário SENAI CIMATEC. “É gratificante poder contribuir para o desenvolvimento de um projeto tão importante no enfrentamento da pandemia. Em dois meses, estudamos, aplicamos e desenvolvemos tudo muito rápido. Trabalhamos bastante, mas como tínhamos o mesmo propósito, tudo fluiu muito bem”, conta Paulo Bonfim, egresso do curso de Engenharia Elétrica 2020.

A Nasa realizou uma chamada pública para licenciar o respirador e também fez a liberação da patente da tecnologia. Este movimento da agência americana atraiu o interesse de 331 empresas, sendo 30 do Brasil. Destas, foram selecionadas 28, sendo apenas duas brasileiras (SENAI CIMATEC e Russer). “Nossa equipe está satisfeita em ver a rapidez com que os licenciados brasileiros foram capazes de replicar nosso protótipo, atualizá-lo quando necessário e também obter a aprovação regulatória local”, disse Leon Alkalai, gerente do Escritório de Parcerias Estratégicas do JPL e gerente de projetos da VITAL – NASA. “Eles fizeram isso em tempo recorde e estamos realmente impressionados com a rapidez com que foram capazes de dominar a arte e até mesmo melhorar o design.”

As adaptações foram feitas em dois meses e contou com o empenho de todos os envolvidos. “A equipe se dedicou todos os dias, sábados domingos e feriados, mesmo durante a pandemia. Mas, hoje conseguimos um passo importante de, após a homologação da Anvisa, lançar o Respirador VIDA para o mercado. É um produto inovador com a premissa inicial de ter baixo custo e excluir itens utilizados por outros modelos, com o objetivo de evitar o aumento da crise na cadeia de fornecimento de equipamentos para ventiladores pulmonares”, comenta Luiz Fernando Taboada, Gerente Executivo da área de Automação SENAI CIMATEC e professor do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

O primeiro lote de ventiladores pulmonares, essencial para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que recebem pacientes da Covid-19, fabricado em território nacional contará com 300 aparelhos e cada um terá o custo de R$ 59 mil.

Assista o evento de lançamento, realizado no dia 24 de agosto de 2020. 

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x