:

Blog

Artigo científico de professores e estudantes CIMATEC é publicado em periódico internacional

O estudo, feitpor docentes dos Programas de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (MCTI) e em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) do CIMATEC e discentes das Engenharias Elétrica e Mecânica, buscou compreender a relação entre a competitividade de preço do etanol hidratado e as crises político-econômicas que afetaram o Brasil na última década. 

 

Num mundo cada vez mais preocupado com o uso de fontes de energias renováveis, o etanol hidratado surge como uma opção de combustível alinhada às práticas de bioeconomia. Como destacado na pesquisa, o Brasil é o segundo maior produtor de etanol no mundo, contribuindo com cerca de 30% da produção mundial. 

Dada a relevância de tal combustível, o trabalho, realizado pelos professores Aloisio Nascimento Filho, Thiago B. Murari, Hugo Saba, Marcio Araújo (IFBA) e Eduardo Jorge (UNEB) e pelos alunos Rafael Santos e João Gabriel Calmon mostra as variações no preço do etanol hidratado de 2012 a 2019 em 15 capitais brasileiras (3 de cada uma das 5 regiões do país), contextualizando-as em um cenário de instabilidades e mudanças nas políticas de preço de combustíveis.

A partir de análises das consequências da implementação da política de IPP (Índice de Preços ao Produtor) pela Petrobras, os autores demonstraram mudanças no comportamento do mercado de combustíveis nacional e no índice de preços do etanol e gasolina. Segundo suas constatações, os preços praticados pelos distribuidores de combustíveis são determinantes para o mercado. Além disso, os autores destacam a importância da popularização dos veículos flex para o crescimento do consumo de etanol no país.  

Os autores defendem a criação de novas políticas governamentais que reduzam o impacto desempenhado pelos preços dos combustíveis fósseis no preço final do etanol hidratado, incentivando a competição de mercado entre os combustíveis fósseis e renováveis. 

O artigo foi publicado na Sustainability, periódico internacional caracterizado por sua interdisciplinaridade, indexado com fator de impacto JCR 3.25 e com índice Sucupira Qualis com extrato superior. Para ler o trabalho na íntegra, acesse: https://www.mdpi.com/2071-1050/13/17/9899/htm#table_body_display_sustainability-13-09899-t001 

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x