:

Blog

Artigo publicado por professores e estudantes pesquisadores do Centro Universitário SENAI CIMATEC é destaque internacional

 

A pesquisa, realizada por professores, graduandos e estudantes dos Programas de Pós-graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (MCTI) e em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC) do CIMATEC, teve como objetivo identificar automaticamente mosquitos, caracterizando morfologicamente espécies vinculadas à infecção de humanos.

Através de diversas imagens de mosquitos Aedes, foi aplicado um modelo computacional baseado em inteligência artificial e aprendizado profundo de máquina, capaz de identificar três diferentes espécies: Aedes aegypti, já conhecida por ser vetor da dengue, Aedes albopictus, que também pode ser vetor da Chikungunya, Dengue e Zika, e o Culex quinquefasciatus, popularmente chamada de pernilongo ou muriçoca.

Entre os saldos do trabalho, está a criação de um banco de dados com mais de 4 mil imagens, que apoiará futuras pesquisas. Além disso, o estudo pode auxiliar trabalhadores da saúde no processo de triagem/identificação de possíveis mosquitos hematófagos, vetores de transmissão de doenças.

Para ler o artigo completo, clique aqui.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x