Notícias

Cientistas do CIMATEC desenvolveram embalagem biodegradável à base de coco e mandioca

Embalagem “verde” é uma inovação que pode trazer avanços significativos para a agroindústria e para o desenvolvimento sustentável da Bahia e do Brasil.

 

A pesquisa foi desenvolvida no SENAI CIMATEC, que tem a Profª. Bruna Machado como coordenadora, e contou com o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) com o projeto GestFrut, além da participação de Marina de Andrade e Taynã Santana, na época, alunas do Centro Universitário SENAI CIMATEC, do curso de Engenharia de Materiais. Com o objetivo de encontrar uma solução inovadora e sustentável para melhorar o armazenamento e otimizar a exportação da manga produzida no Estado da Bahia, a pesquisa utilizou nanocristais da celulose, oriunda da fibra de coco e amido de mandioca. O fruto e a raiz, que aqui se tornaram matéria-prima da embalagem, são abundantes no Nordeste, o que indica mais uma vantagem para o desenvolvimento sustentável não apenas no sentido ambiental, como também econômico.

O Estado da Bahia, enquanto 2º maior produtor de manga do Brasil, ganha vantagem competitiva para a exportação do produto quando pode oferecer uma embalagem biodegradável e mais viável financeiramente. O fato de a Bahia também estar entre os maiores produtores de mandioca e coco possibilita um fácil acesso e um baixo custo para a produção da embalagem, de forma que essa “tecnologia verde” estimula outros setores de produção e comércio regional e otimiza toda a cadeia produtiva. “A Bahia é um grande produtor de manga, em especial o Vale do São Francisco e o sudoeste do estado, nos municípios de Dom Basílio e Livramento de Nossa Senhora. As frutas minimamente processadas têm um apelo muito grande para a exportação”, reforça a cientista Bruna Machado.

As embalagens proporcionam redução de desperdícios, aproveitando o resíduo do coco, bem como a utilização de uma matéria-prima regional, o amido da mandioca, além de ser degradada em até seis meses após o descarte. A solução pode ainda ser aplicada em escala industrial, podendo ser utilizada para o armazenamento de outros produtos minimamente processados (cortados, sem cascas e sem caroço).

Isso é #InovaçãoParaMundarOMundo!

4 1 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x