Blog

Conheça nosso pioneiro método de Inovação Acadêmica

Se você está em busca de uma vaga na Universidade, certamente nutre expectativas sobre seu futuro profissional. Como você se vê depois da formatura?

Pode ser que você tenha um perfil mais empreendedor e se imagine lançando negócios inovadores e sustentáveis. Ou, quem sabe, você se inspira em grandes cientistas da história e se vê desenvolvendo pesquisas, gerando conhecimento e tecnologias para transformar o mundo. Ou, talvez, seu estilo seja mais técnico, analista, líder ou gestor, alguém que realiza suas atividades com talento, competência e precisão.

Diante de tantas possibilidades, é natural que incertezas apareçam pelo caminho. Mas saiba que não existem escolhas mais certas do que outras: a excelência está ao alcance de qualquer perfil profissional. E uma coisa importante é justamente que você possa experimentar, tentar, acertar e errar, para identificar as suas características únicas e direcioná-las segundo os seus objetivos de carreira.

 

 

Na Trilha do Futuro

Estamos vivenciando todas as transformações da Quarta Revolução Industrial. As novas tecnologias estão reconfigurando o mercado de trabalho em escala global. Todos, em especial os mais jovens, devem estar atentos a essas mudanças que são verdadeiros desafios, mas trazem novas oportunidades fascinantes.

Mais do que nunca, o mercado exige que os profissionais desenvolvam uma capacidade de gestão estratégica sobre a própria carreira. Os conhecimentos técnicos e científicos imprescindíveis já não são mais suficientes para uma formação de referência.

Para te ajudar nessa jornada, o Centro Universitário SENAI CIMATEC desenvolveu um método pedagógico pioneiro: a Inovação Acadêmica. A presença de tecnologias e iniciativas inovadoras em sala de aula sempre foi uma marca do CIMATEC. Mas agora essa tendência foi elevada a um novo patamar.

A partir de 2020, a Inovação Acadêmica entra em vigor e nossos alunos de Engenharia e Arquitetura terão uma experiência universitária ainda mais diferenciada e personalizada. Tudo para que você não apenas acompanhe as transformações tecnológicas da sociedade, mas esteja à frente delas.

Trilhas de Referência

O método foi lançado após cerca de dois anos de estudos, com base em robustas pesquisas pedagógicas e em modelos já adotados em instituições e inciativas internacionais de excelência, como a Olin College of Engineering, a Massachussetts Institute of Technology (MIT), a Convetry University e a abordagem CDIO.

Assim, nossos cursos de graduação foram remodelados com vistas à formação de Engenheiros e Arquitetos Inovadores. Agora, você poderá experimentar três trilhas de carreira durante a faculdade: Trilha Técnico-Gestor, Trilha Pesquisador ou Trilha Empreendedor. E tudo integrado com um dos Centros Tecnológicos mais avançados do país, que produz pesquisas inovadoras de referência global.

Qual é a sua Trilha?

Trilha Técnico – Gestor é focada em aproximação com a indústria na formação de profissionais e líderes para integrar equipes de engenharia e arquitetura.  E lembre que estamos falando de uma das instituições de ensino que mais realiza parcerias com setores industriais locais.

– Projetos profissionais atendendo às demandas industriais;

– Reforço de competências de liderança, relacionamento interpessoal e gestão de projetos;

– Associação da teoria à prática para resolver problemas reais;

A Trilha Pesquisador  é focada no desenvolvimento de pesquisas alinhadas às demandas contemporâneas da sociedade. Você estará em contato com produções científicas e pesquisadores de ponta, com diversas conexões nacionais e internacionais, em um ambiente acadêmico que produz inovações voltadas para o uso concreto de vários setores industriais.

– Estímulo ao espírito investigativo associado à metodologia científica;

– Conexão com demandas industriais reais e projetos de mestrado e doutorado;

– Fast track para o mestrado: o caminho mais rápido para evoluir na área de pesquisa;

Trilha Empreendedor te oferece a chance de estruturar seu novo negócio ainda no ambiente universitário, em contato com diversas iniciativas que fomentam o protagonismo estudantil, como a Acelera CIMATEC, primeira aceleradora baiana credenciada pelo Programa Startup Brasil.

– Identificação de oportunidades de novos negócios;

– Validação de mercado, financeira e tecnológica;

– Prototipação e testes “lote pioneiro” e “primeiras vendas”;

O Futuro é Agora

Com apenas 17 anos de existência, o SENAI CIMATEC já se tornou um inegável case de sucesso em sua área de atuação. E não para de crescer. A metodologia de Inovação Acadêmica foi desenvolvida com base em toda a expertise que o SENAI CIMATEC acumulou nas áreas de inovação, tecnologia e educação durante estas quase duas décadas.

Trata-se, portanto, de um projeto realizado por quem entende do assunto, com uma sólida base teórica e pedagógica, que chega para levar ainda mais o Centro Universitário SENAI CIMATEC à vanguarda da educação tecnológica. E você não pode perder a chance de fazer parte desta história.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x