Blog

Conheça o Centro Universitário SENAI CIMATEC

No universo da produção de conhecimento científico, diversas teorias, ensaios e artigos têm exaltado de forma afirmativa a importância da educação continuada. Ela vem sendo aderida por aqueles que desejam se enveredar pelos meandros da jornada acadêmica e, de forma simultânea, obter destaque, valor e autoridade na sua área de atuação, dentro do mercado de trabalho.

 

Ainda que o termo pareça óbvio em seu conceito, ele agrega não só a necessidade de investir em cursos e novas titulações, bem como apresenta a perspectiva de uma atualização constante de conhecimentos – prático e teórico – objetivando o aprimoramento profissional.

A educação continuada se apresenta nos seus mais diversos formatos. Um deles são os cursos de pós-graduação, ofertados por Instituições de Ensino Superior. Para quem procura uma capacitação segmentada em linhas de atuação e melhor qualificação em competências e habilidades específicas, a pós-graduação é uma alternativa viável.

Contudo – e, antes de mais nada – é preciso escolher uma instituição que ofereça de forma basilar estrutura, expertise e inovação dentro dos principais elementos que definem um curso de pós-graduação como de excelência.

Pensando nisso, hoje, viemos trazer um pouco da história e dos valores que originaram a consolidação do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Acompanhe com a gente.

 

Nossa História: formando pessoas, realizando sonhos!

O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi inaugurado no dia 20 de março de 2002. Vivia-se no país o início de uma expansão nos cursos de Ensino Superior. Na Bahia, grandes grupos do ramo corporativo e do empresariado voltaram seus olhos para o investimento no setor educacional.

O Centro Universitário SENAI CIMATEC já nasceu com uma prerrogativa de educação de excelência e engajamento com a comunidade e história local. Prova disso foi a homenagem ao economista baiano, Rômulo Almeida, que teve seu nome eternizado no edifico-sede da instituição.

De lá para cá, 18 anos se passaram e mais de 2.547 estudantes foram capacitados através dos cursos de graduação, mestrado e doutorado. Atualmente, o Centro Universitário protagoniza diversas inovações educacionais, como a implementação do curso de Especialização em Data Science & Analytics.

Outros investimentos foram contabilizados, como o desenvolvimento de cursos superiores de Tecnologia, nas áreas de Mecatrônica Industrial, Gestão Logística e de Inspeção de Soldagem e Equipamentos.

O Centro Universitário SENAI CIMATEC também se compromete com a sustentação social, através do apoio aos avanços de melhoria nas condições de vida da população. Durante a fase mais crítica da pandemia do Covid-19, o Centro Universitário desenvolveu projetos que contribuíram de forma direta com a redução dos efeitos do vírus.

O SENAI CIMATEC desenvolveu a Bolha de Contenção, um equipamento que visou reduzir os casos de intubação entre pacientes portadores da COVID-19, bem como os riscos de contaminação entre os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia. Esse equipamento ampliou soluções inovadoras para a Bahia e o Brasil.

Saiba mais aqui!

O que torna o Centro Universitário SENAI CIMATEC diferente!

O Centro Universitário SENAI CIMATEC capacita seus alunos através de habilidades, competências e expertise necessárias ao seu desenvolvimento profissional, cidadão e humano.

Além disso, a instituição alcançou os melhores níveis de excelência em educação profissional de nível técnico e é considerada pelo MEC como um dos melhores Centros Tecnológicos do Brasil.

Através dessa retrospectiva, é possível visualizar os Centro Universitário SENAI CIMATEC como um espaço consolidado e integrante da história da cultura e educação baiana. Seus egressos possuem notoriedade no mercado de trabalho e propõem soluções inovadoras para o setor industrial e tecnológico.

 

Conheça um pouco mais da nossa história através do link abaixo!

https://www.youtube.com/watch?v=6oYLf14BWJo

 

Fontes:

http://www.fieb.org.br/Noticia/7805/balanco-2019-senai-cimatec-park-e-participacao-em-competicoes-internacionais-foram-os-destaques-do-sesi-e-senai-em-2019.aspx

http://rmct.ime.eb.br/arquivos/RMCT_1_sem_2017/artigo3_2017.pdf

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x