Notícias

Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte.
No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, destacando os desafios a serem enfrentados em 2022, com a retomada das atividades presenciais integralmente.
Enzo Felipe, Diretor Presidente da CIMATEC Jr., empresa júnior do Centro Universitário SENAI CIMATEC responsável por propor soluções em engenharia, compreendeu as adversidades enfrentadas em 2020 como combustível para a reestruturação de seu funcionamento.
“Trouxemos um modelo mais voltado às parcerias, representando mais de 70% de nosso faturamento. Redesenhamos alguns processos por conta da pandemia e dos novos negócios que foram surgindo ao longo do ano.”, disse.
Para a AIChE CIMATEC, capítulo estudantil membro do American Institute of Chemical Engineers, o período se caracterizou por uma programação extensa de atividades. Gisele Góes, vice-presidente do capítulo, ressaltou a importância das relações internacionais para seu sucesso.
Em 2021, a iniciativa conquistou o 2º lugar na Poster Competition e o 3º lugar na ChemE Jeopardy Competition, eventos que fazem parte do calendário anual da AIChE.
Na opinião de Tarso, os trabalhos relacionados à Química encontrarão, nos próximos anos, um terreno fértil. “A grande área de química passou por uma grande transformação, com a presença de professores como Jailson Bittencourt, Fernando Pellegrini e José Luís. Aqui, temos um momento propício para avançarmos na área de Química.”, falou.
A participação de uma nova iniciativa estudantil foi outro ponto alto do encontro. A BioLeague Academy, derivada do Curso Técnico em Biotecnologia do SENAI CIMATEC, busca difundir os conhecimentos da área, promovendo a integração seus participantes em atividades interdisciplinares.
João Pedro Alves, atual presidente da iniciativa, falou sobre o que é esperado para o futuro: “Estamos estruturando nosso processo seletivo. Aqui, unimos esforços de nossos estudantes e instituição para desenvolver a área de Biotecnologia, representando nosso curso técnico”.
O período também foi de bons frutos para a IEE CIMATEC, braço do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos no SENAI CIMATEC. Neste ano, a iniciativa realizou uma série de Workshops, contando com 57 inscritos em 5 finais de semanas e arrecadando um valor expressivo.
Neste período, a iniciativa também contou com uma parceria com a IEE RAS da UFCG, realizando um Workshop de eletrônica em conjunto. Atualmente, o IEE CIMATEC conta com 53 voluntários ativos, um crescimento de 71% em relação ao começo do ano.
A CalangoTEC, a TEC H2-Racing e a TEC Racing apresentaram, em comunhão, as perspectivas para 2022 e as reflexões sobre as particularidades de 2021.
Leon Júnior, capitão da CalangoTec, relembrou ações como a realização de rifas para arrecadar fundos e o desenvolvimento e publicação de artigos sobre protótipos para aperfeiçoamentos como momentos importantes do ano.
Para a TecRacing, participar do campeonato de Fórmula SAE abre um caminho de oportunidades de dialógo com grandes empresas, dando aos seus participantes a chance de integrar-se ao mercado ainda na graduação.
A fim de gerar receita, a TEC H2-Racing também realizou rifas durante 2021. Além disso, a iniciativa, em parceria com empresas como a FuelTech, participou de projetos inovadores.
O professor Ricardo Travassos apresentou a importância das iniciativas estudantis como impulsionador de talentos no período da graduação. Para ele, “é das iniciativas que saem os profissionais que farão o futuro.”
Representando o WIE (Women in Engineering) CIMATEC, a professora Marinilda Lima aproveitou o momento para resgatar a força da representatividade nas iniciativas, convidando nossas estudantes para conhecerem seu trabalho. “Vamos participar dessa iniciativa, é importante resgatar a participação das meninas na área de Engenharia”, exclamou.
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]