Notícias

Dispositivo para filtração e micro extração é patenteado pelo SENAI CIMATEC

Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu ao SENAI CIMATEC a patente de propriedade e invenção para o “Dispositivo de três vias para filtração e micro extração sólido-líquido”.

Na última sexta-feira (11), os inventores do Dispositivo de três vias para filtração e micro extração sólido-líquido receberam a carta patente de propriedade e invenção. O Professor Dr. Jailson Bittencourt e a Profª Drª Bruna Machado, junto aos pesquisadores Gisele Rocha e Madson Nascimento, estiveram à frente da invenção do dispositivo. A tecnologia tem como principal função simplificar e otimizar os processos de filtragem e micro extração de diferentes compostos de interesse, visando a eficiência e simplicidade do processo, redução do tempo de processamento, baixo custo, e, principalmente, o de reduzir a geração de resíduos e, consequentemente, os impactos ambientais.

A tecnologia possibilita a filtragem e extração de diferentes substâncias orgânicas e/ou inorgânicas de amostras líquidas, preferencialmente em amostras de água coletadas e/ou obtidas de diferentes fontes e origens. O dispositivo conta com três vias para a filtrar e extrair substâncias, possibilitando a otimização do processo e reduzindo a geração de resíduos. Dessa forma, a invenção é considerada uma tecnologia “verde”, que traz contribuições para a gestão e controle da qualidade da água. “Diante das crescentes demandas relacionadas a sustentabilidade e apelo social para a redução da geração de resíduos orgânicos, é muito satisfatório saber que tivemos a oportunidade de desenvolver um dispositivo considerado como uma tecnologia verde. Demonstramos que o seu uso pode contribuir de forma significativa para a redução do uso de solventes orgânicos nos processos de extração, com a manutenção da eficiência do processo extrativo. O reconhecimento de ter uma patente concedida, bem como, uma patente concedida no programa de patentes verdes, reforça o nosso comprometimento com o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis e alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, explica a Profª Drª Bruna Machado.

O dispositivo pode ser amplamente empregado nas áreas de pesquisa, desenvolvimento, e/ou inovação em Química e Engenharia Química, Química de Petróleo, Química Ambiental, Farmácia, Química de Alimentos, Análises Clínicas e Ciências Forenses, dentre outras áreas do conhecimento.

A invenção dessa tecnologia contribui para a construção de um futuro mais sustentável.

Parabenizamos todos(as) os(as) pesquisadores(as) que elaboraram o dispositivo, em especial aos docentes do Centro Universitário SENAI CIMATEC, Prof. Dr. Jailson Bittencourt e Profª. Drª Bruna Machado.

#InovaçãoParaMudarOMundo

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x