Notícias

Equipe Tereshkova é 3ª colocada na 1ª Olimpíada Brasileira de Satélites

O time foi composto por alunos do Centro Universitário SENAI CIMATEC e contou com a mentoria de dois professores da instituição.
 

1ª Olimpíada Brasileira de Satélites fez parte da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida entre 17 e 23 de outubro, online, pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)O tema deste ano foi “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira”. A competição aconteceu em âmbito nacional, o que possibilitou o compartilhamento de conhecimento entre equipes de diversos lugares do país. Na categoria Aplicações de Satélites, disputada pela Equipe Tereshkova, que conquistou a 3ª colocação, contou com 55 times participantes.  

A Equipe Tereshkova, composta pelos alunos Ana Carolina Lima de Oliveira (estudante de Engenharia Mecânica), Gustavo Rebello de Carvalho (estudante de Engenharia de Controle e Automação), João Gabriel Castro Santos Teixeira (estudante de Engenharia de Controle e Automação) e Ricardo Victal Moreira Leite (estudante de Engenharia Mecânica), contou com a mentoria de Melina Silva de Lima, Professora de Matemática e com a orientação ad hoc de José Vicente Cardoso, Professor de Física, ambos do Centro Universitário SENAI CIMATEC. “Selecionamos o nome Tereshkova em homenagem a Valentina Tereshkova, a primeira mulher a ir ao espaço, em 1963, a bordo da cápsula Vostok 6. Inclusive, nos inspiramos nela para enxergarmos os desafios como grandes oportunidades. Eu e o Professor José Vicente Cardoso fomos os escolhidos pelos alunos para orientá-los nessa Olimpíada. O convite chegou já muito próximo ao prazo de inscrição, pela nossa aluna Ana Carolina, mas estamos aqui para apoiá-los e incentivá-los na jornada do conhecimento. Estamos muito felizes pela conquista e orgulhosos dos nossos alunosA equipe toda trabalhou em total sinergia e assim pudemos ver que a parceria professor/aluno pode ser muito boa e gerar bons frutos”, contou a mentora da equipe, Melina Silva de Lima.  

1ª Olimpíada Brasileira de Satélites foi dividida em três modalidades (Satélites e Inteligência Artificial, Arte Espacial e Aplicações de satélites), com um total de 114 equipes inscritas, de 18 estados brasileiros.

Saiba mais sobre a 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia  emhttps://www.gov.br/mcti/pt-br/acompanhe-o-mcti/noticias/2020/10/mcti-encerra-a-17a-semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia 

5 2 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x