Blog

Equipes da Escola Técnica SENAI CIMATEC apresentam suas pesquisas no VI SIINTEC

A VI edição do International Symposium on Innovation and Technology – SIINTEC será realizada pelo SENAI CIMATEC, num formato 100% online, entre os dias 21 e 23 de outubro. Este ano, o tema “Desafios na Ciência, Tecnologia e Inovação após a COVID-19” propõe discussões que não apenas possam identificar os atuais desafios, como também apontar para soluções inovadoras.

Ciência e Tecnologia são parte do nosso cotidiano no SENAI CIMATEC. Entendemos que a Inovação é resultado da união “teoria e prática”. A Escola Técnica é focada em capacitar profissionais do futuro, conectados com as tendências e dispostos a solucionar as necessidades das indústrias. Assim, as pesquisas desenvolvidas na Escola Técnica não poderiam ficar de fora do Simpósio Internacional de Tecnologia e Inovação.

Seis equipes da Escola Técnica participam, no dia 22 de outubro, da programação do VI SIINTEC. As pesquisas demonstram importantes resultados acerca das Tecnologias Logísticas, Jogos Digitais e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável. Entre os avaliadores, estão nomes como Luis Brêda, Patrícia Evangelista e Ingrid Winkler.

Conheça mais sobre cada pesquisa:

A influência cromática nos jogos digitais
Gabriel Cavalcante C. Santos, Kaled Freire Barreto, Sofia Chaves dos Santos
Orientadora: Naiara da Encarnação Neves

O artigo a ser apresentado tem como objetivo analisar a aspectos cromáticos existente em jogos e personagens digitais. A partir de conceitos relacionados ao game design, criação de personagens e cenários, e teoria básica das cores, a pesquisa se propôs a investigar sensações que são transmitidas ao usuário (jogador) através composição gráfica desses jogos.

Certificações CISCO: Uma rota para o reconhecimento profissional
Rafael Queiroz Santos, Vinicius Marques Rocha
Orientador: Sanval Ebert de Freitas Santos

Com o  crescimento exponencial da área de TI, a busca por profissionais qualificados aumentou significativamente. A pesquisa teve como objetivo apresentar as principais características sobre a certificação cisco e sua demanda no mercado.

Atividade repelente e antimicrobiana de óleos essenciais e suas misturas no combate ao Aedes aegypti e microrganismos: uma revisão
Atena Liriel Santos Souza, Bruna Mangueira Oliveira, Geanine Souza Rocha, Keila Ramos dos Santos, Maria Eduarda Figueiredo Macedo
Orientadora: Roseane Santos Oliveira

Tendo em vista o aumento de casos das doenças transmitidas pelo vetor Aedes aegypti no Brasil, a pesquisa teve como objetivo identificar a eficácia e e métodos de extração de óleos essenciais para a criação de um composto com múltiplas ações, repelentes, calmante cutâneo, antimicrobiana ou cicatrizantes.

Tecnologias Logísticas Envolvidas no Monitoramento do Fluxo de Refugiados na União Europeia
Julia dos Santos Pitanga, Mateus Gomes de Souza, Pedro Santos Berenguer Fernandes
Orientador: Daniel Rodrigues dos Santos

Partindo do panorama da geopolítica internacional, a pesquisa teve como objetivo a análise da eficiência das tecnologias do monitoramento do fluxo de refugiados, bem como compreender suas fragilidades logísticas no processo de imigração para países da União Europeia.

OCLA.LAC – Chocolate vegano enriquecido
Camila de Almeida Moreira, Fernanda Macêdo Nery de Miranda, Larissa de Oliveira Manes
Orientadora: Roseane Santos Oliveira

O objetivo da pesquisa foi arquitetar um alimento amplamente consumido, o chocolate, substituindo ingredientes menos nutritivos por outros de valor nutricional mais elevado, sem comprometer as características gerais do chocolate.

Avaliação comparativa do potencial das antocianinas extraídas de diferentes matrizes vegetais aplicadas como evidenciador de placas bacterianas
Camile Matos de Araujo, Laiane de Souza Oliveira, Lara Ketlyn Aragão de Oliveira, Talisson Gabriel Campos dos Santos, Yasmin Barreto Teles Fonseca
Orientadora: Roseane Santos Oliveira

As placas bacterianas têm sido reconhecidas como a principal causa dos problemas bucais que afetam a saúde pública. As estratégias convencionais buscam combatê-las por meio de sua identificação precoce, utilizando evidenciadores sintéticos que em sua maioria apresentam elevada toxicidade. Nesse sentido, a pesquisa se propôs a identificar  estratégias sustentáveis que priorizem a segurança humana e ambiental na remoção de placas bacterianas. As informações apresentadas neste artigo serão úteis para definir uma nova aplicação para as antocianinas presentes em resíduos de uva.

Leia os resumos completos aqui.

Acesse a programação completa no site do SIINTEC: doity.com.br/siintec-2020.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x