:

Blog

Inovações tecnológicas na Construção Civil: Tendências para superar crises

As tendências das tecnologias digitais e inovações aplicadas à Construção Civil apontam para um futuro mais sustentável.  

 

É conhecido entre profissionais ligados à construção civil que as tecnologias digitais foram, aos poucos, se integrando aos processos de gestão, planejamento e execução de obras. No mundo contemporâneo, não há produtividade sem tecnologia. Na Indústria 4.0, não há eficiência na produtividade sem inovação tecnológica.    

A incorporação de ferramentas de automação, inteligência artificial, Big Data e BIM revolucionaram o setor produtivo, especialmente a área da Construção Civil. Diante de períodos de crise, como o vivido durante a pandemia da COVID-19, profissionais da área precisaram pensar e agir estrategicamente para propor soluções inovadoras que pudessem elevar a produtividade e competitividade do setor rapidamente. Esta é uma tarefa que vem sendo estruturada e tende a se solidificar nos próximos anos.   

Um dos principais gargalos da Construção Civil, que toma proporções catastróficas em momentos de crise, são os altos níveis de desperdício. Este paradigma envolve perda de qualidade, atraso em entregas, aumento de custos e outros impactos prejudiciais para a atuação no mercado e para o meio ambiente.    

Para lidar com este tipo de cenário e garantir que a produtividade esteja alinhada com o propósito do Desenvolvimento Sustentável, os profissionais da área devem atuar estrategicamente promovendo a união entre desempenho, construção digital e tecnologias industrializadas. Este posicionamento precede uma série de competências que envolvem desde o gerenciamento de equipes, desenvolvimento de projetos até os processos estruturais das edificações, implementando novos sistemas e componentes.    

Se você é profissional da Construção Civil, não pode ficar de fora do assunto.   

Acesse poscimatec.com.br para saber como o Centro Universitário SENAI CIMATEC pode te ajudar neste novo cenário.    

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x