Notícias

Lançamento do IEA SENAI CIMATEC terá apresentação da Cátedra e Inauguração de laboratórios SisNANO

O Instituto de Estudos Avançados (IEA) SENAI CIMATEC tem como missão principal atuar em temas de alta relevância para a educação, ciência, tecnologia e inovação, com visão inter e multidisciplinar e nas escalas local, nacional e mundial. Adicionalmente, tem a missão de promover o aprimoramento e atualização do corpo acadêmico visando a criação da Universidade SENAI CIMATEC e a atuação em temas portadores de futuro.    

  

A organização do IEA SENAI CIMATEC será em forma de Cátedras que serão ocupadas por cientistas de reconhecimento nacional e internacional que possam auxiliar na promoção do avanço institucional, bem como do aprimoramento pessoal acadêmico e tecnológico. Nesse sentido, a primeira Cátedra implantada tem como tema Nanociência e Nanotecnologia e está ocupada pelo Professor Oswaldo Luiz Alves, um dos pioneiros do tema no país e com atuação abrangente nos setores acadêmico e tecnológico.    

  

O Lançamento do IEA também será marcado pela inauguração dos laboratórios da rede SisNANO (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias), que contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes. A infraestrutura do SENAI CIMATEC direcionadas à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação (PD&I) no âmbito da Rede SIsNANO  tem como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto a instituições públicas e privadas, mediante submissão de propostas de projetos de PD&I ou de requisição de serviços. Ressalta-se, ainda, que o SisNANO está inserido, direta ou indiretamente, em todas as ações estabelecidas no Plano de Ação de CT&I para Tecnologias Convergentes e Habilitadoras – Nanotecnologia 2018-2022. São elas:  

(1) Suporte ao estabelecimento de marco regulatório para nanotecnologias  

(2) Fornecimento de subsídios para implementação de um programa nacional de nanossegurança;  

(3) Promoção da formação de recursos humanos;  

(4) Fortalecimento de ambientes inovadores;  

(5) Intensificação da cooperação internacional.  

  

Assista o evento ao vivo e acompanhe todos os passos que serão dados rumo ao futuro da inovação pelo SENAI CIMATEC.   

  

Clique aqui e acesse o evento 

3 1 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x