Blog

Lifelong Learning: a aplicação desse conceito deve ser sua prioridade

Sabemos que algumas pessoas não estão familiarizadas com o termo, mas têm consciência da importância de colocá-lo em prática. O “Lifelong Learning” é o aprendizado por toda a vida, o ciclo que não tem data para se fechar. 

Este é um conceito que traz a importância do aprendizado durante toda a vida, que aponta para aquela comichão que temos de entender e questionar as coisas e convida para irmos além do questionamento. Fazer perguntas e buscar respostas e, quando as encontrar, fazer novas indagações, mas para isso é fundamental estar aberto ao conhecimento. 

O mercado de trabalho atual é um dos principais incentivadores deste hábito, pois, devido ao seu dinamismo, ele só absorve e mantém aqueles com aptidão de se adaptar aos cenários voláteis e só é capaz de o fazer quem tem conhecimento. Como bem pontua o artigo da HSM Management, “diante disso, fica fácil perceber que o lifelong learning vai muito além da graduação. A aprendizagem precisa ser encarada como um processo sem fim: nenhum diploma, por mais requisitado que seja, pode encerrar a sua jornada de desenvolvimento”.

O Lifelong Learning é fundamental para acompanhar os rumos não apenas do mercado, mas também da sociedade e as possíveis realidades futuras. Através da ampla compreensão, você terá sempre um diferencial em qualquer situação. ​”O entendimento que o mundo está em constante transformação e que precisamos acompanha-lo buscando sempre o desenvolvimento de novas competências é o primeiro passo para uma vida profissional de êxito. Buscar novos conhecimentos e desenvolver autonomia no processo de aprendizagem são requisitos essenciais no mundo contemporâneo”, acrescenta Marcelle Minho, Coordenação de Inovação Acadêmica do Centro Universitário SENAI CIMATEC.

Dicas de como criar o hábito do Lifelong Learning:

         Invista em cursos de qualificação

         Fique atento às tendências do mercado

         Identifique os principais pontos de melhoria

         Faça uma lista de interesses

         Destine um período diário ao aprendizado

         Faça do lifelong learning seu estilo de vida

Sentir falta de skills é sempre o sinal de que está na hora de atualizar a sua lista de melhorias. Normalmente, isso acontece quando ingressamos em uma nova jornada, um novo emprego, novo cargo. Trace sempre um plano de melhoria em todas as esferas da sua vida e o lifelong learning se tornará um hábito, daqueles super saudáveis. 

Se já está com vontade de se atualizar, podemos te ajudar! Nossos cursos do CIMATEC Quick Programs estão com inscrições abertas. Confira as opções!

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x