Blog

Perseverance Rover a caminho de Marte
A missão “Mars Perseverance Rover” da NASA teve início em julho de 2020 e já se prevê chegada em Marte em Fevereiro de 2021.
Neste mês de janeiro, a missão Perseverance Rover completará 6 meses em órbita, o que indica a proximidade da chegada no Planeta Vermelho, prevista para 18 de fevereiro de 2021. Em julho de 2020, o Perseverance Rover foi lançado ao espaço rumo à Marte com o objetivo de buscar por sinais de vida microbiana ancestral. Para isso, a espaçonave conta com uma estrutura capaz de caracterizar a geologia e o clima do planeta vermelho, além de coletar rochas e sedimentos e documentar as informações encontradas.
O rover deve percorrer o solo marciano por 2 anos, procurando vestígios de vida no delta de Jezero, (onde haveria um rio há 3,5 bilhões de anos), perfurando o solo e coletando amostras que serão enviadas à Terra em 2026.
Este é o maior e mais pesado rover robótico que a NASA já construiu para missões à Marte. No corpo do Perseverance também está o helicóptero Ingenuity, que tentará mostrar que o vôo controlado é possível na fina atmosfera de Marte. Além de carregar o Ingenuity na “barriga”, o Perseverance conta com três componentes principais do sistema de vôo:
Aeroshell: Estrutura que reúne uma cápsula de proteção térmica, que será desacoplada no momento em que o rover adentrar a atmosfera de Marte, e um conjunto de componentes responsáveis pela comunicação com a terra, equilíbrio de peso, e proteção para o pouso.
Gerador Termelétrico de Radioisótopo MultiMissão (MMRTG): Sistema de energia que funciona essencialmente como uma bateria nuclear, além de carregar duas baterias de íon-lítio. A demanda de energia do Perseverance pode alcançar até 900 watts durante suas atividades de pesquisa.
Sistema de telecomunicações: Durante os primeiros dois meses da viagem a Marte, a espaçonave se comunica usando uma antena de baixo ganho localizado no cone do pára-quedas do aeroshell. Conforme a espaçonave se afasta da Terra, uma antena mais forte e de médio ganho assume, enviando taxas de dados mais altas.
Tecnologias acopladas: Além de seu sistema de funcionamento e o helicóptero Igenuity, o Perseverance ainda carrega o MOXIE, estrutura responsável por testar a tecnologia que converte dióxido de carbono na atmosfera marciana em oxigênio.
Esta é a 5º espaçonave que a NASA dedica à missão em Marte, e o primeiro que foi projetado para trazer amostras do Planeta Vermelho para a Terra. Segundo a NASA, as amostras de Marte podem beneficiar futuras gerações de cientistas que usarão tecnologia que ainda não foi inventada. Os cientistas estão bastante otimistas com a missão Perseverance, uma vez que a possibilidade de converter dióxido de carbono em oxigênio alimenta os planos de enviar humanos à Marte.
Fonte: www.nasa.gov/perseverance
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]