:

Notícias

Pesquisadoras do SENAI CIMATEC participam do Women in Data Science

Composta em sua maior parte por representantes do SENAI CIMATEC, a 2ª Edição da Conferência Regional WiDS irá abordar temas de pesquisa em Data Science

Mulheres pesquisadoras de diferentes áreas da Ciência de Dados irão se reunir no Women in Data Science (WiDS) Salvador 2021, um evento online e gratuito, que acontece nos dias 16 e 17 de junho, a partir das 19h. A conferência irá promover discussões sobre liderança feminina na área de dados, gestão e desenvolvimento de produto, inteligência artificial, carreira, entre outros.

Desenvolvido e liderado por mulheres, o evento destaca trabalhos realizados por elas, porém todos os gêneros estão convidados a participar. O objetivo do WiDS é inspirar e educar cientistas de dados em todo o mundo, independentemente do gênero. As inscrições para o encontro estão abertas e poderão ser feitas pelo Sympla.

A conferência conta com a colaboração de várias pesquisadoras do SENAI CIMATEC, a exemplo de Lilian Turik Lapchik, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional & Sustentabilidade no SENAI CIMATEC, que irá palestrar sobre o tema “Ciência de Dados pós-pandemia: como pensar na carreira no novo Mundo BANI?”.

Além disso, a Pesquisadora do Centro de Referência em Inteligência Artificial do SENAI CIMATEC, Júnia Ortiz, PhD, é a Embaixadora WiDS Salvador e também mediadora e organizadora do evento. Do Centro de Referência em Inteligência Artificial do SENAI CIMATEC também vão participar as pesquisadoras Stephanie Galvão e Mirella Araújo.

Na agenda de palestrantes ainda estão mulheres especialistas e talentosas como a Data Product Owner na Suno Research, Jéssica Dias; a Engenheira de dados/Pesquisadora/UFBA, Suzana de Lima; a Cientista de dados na Neoway, Gabriela Borges; a Professora Associada da UFBA Daniela Claro, PhD; a Diretora de Informações e Estatísticas Educacionais / SEE Bahia, Ana Batista Araújo; a Especialista em Poluição do Ar e Modelagem Computacional, Yasmin Kaore; a CEO da Agrolly, Manoela Morais; e as Coembaixadoras WiDS Salvador, Nelci Gomes Lima e Júlia Bijos. Conheça mais sobre as palestrantes no Instagram @wids.salvador.

A 2ª Edição da Conferência Regional WiDS Salvador faz parte da iniciativa Global Women in Data Science (WiDS), que nasceu na Universidade de Stanford e está presente em mais de 200 locais em todo o mundo.

Sobre a Ciência de Dados e a atuação das mulheres

A constante produção de dados é resultado de uma sociedade cada vez mais conectada. Diante dessa realidade, se faz necessário o uso de técnicas avançadas para manipulação de grandes volumes de dados. E é nesse contexto que entra a Data Science (Ciência de Dados).

O termo é usado para definir o processo de coleta de dados de diversas fontes, que serão tratados e transformados em informações úteis que auxiliam na tomada de decisões de forma antecipada e para gerar insights.

Ainda é uma área bastante dominada por homens, por isso a importância de destacar a atuação de mulheres que estão realizando valorosas pesquisas e aplicações relacionadas à Ciência de Dados em vários domínios.

O ambiente tecnológico ainda tem muito que evoluir em relação à participação de mulheres, mas é essa pluralidade que contribui para o desenvolvimento de estratégias e produtos na área de Data Science.

Segue programação do evento

 

16/06/2021, às 19h

 

Abertura WiDS Salvador 2021

Júnia Ortiz, PhD, Embaixadora WiDS Salvador

 

Palestra

Ciência de Dados pós-pandemia: como pensar na carreira no novo Mundo BANI?

Lilian Turik Lapchik, Gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional & Sustentabilidade no SENAI CIMATEC

 

Talk

Gestão e desenvolvimento de produto em Data Science

Jéssica Dias, Data Product Owner na Suno Research

 

Live coding

Sistema de recomendação baseado em mineração de texto com o software R

Suzana de Lima, Engenheira de dados/Pesquisadora/UFBA

 

Live coding

Visualização de dados: fazendo nosso primeiro dashboard em R com Shiny

Gabriela Borges, Cientista de dados na Neoway

 

17/06/2021, às 19h

 

Palestra

A Ciência de Dados no combate às Fake News na pandemia

Daniela Claro, PhD, Professora Associada da UFBA

 

Talk

A qualidade dos dados na gestão de indicadores educacionais

Ana Batista Araújo, Diretora de Informações e Estatísticas Educacionais / SEE Bahia

 

Mesa

Inteligência Artificial: aplicações e perspectivas

Stephanie Galvão, Pesquisadora/ Centro de Referência em Inteligência Artificial do SENAI CIMATEC

Mirella Araújo, Pesquisadora/ Centro de Referência em Inteligência Artificial do SENAI CIMATEC

Yasmin Kaore, Especialista em Poluição do Ar e Modelagem Computacional

Júnia Ortiz (mediadora), Pesquisadora/ Centro de Referência em Inteligência Artificial do SENAI CIMATEC

 

Diálogo

Inovação e liderança na Ciência de Dados

Manoela Morais, CEO da Agrolly

 

Encerramento e Sorteios

Júnia Ortiz, Embaixadora WiDS Salvador

Nelci Gomes Lima, Coembaixadora WiDS Salvador

Júlia Bijos, Coembaixadora WiDS Salvador

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x