Blog

Pós CIMATEC: protagonizando avanços científicos
Um dos principais pilares do Centro Universitário SENAI CIMATEC é a busca por processos inovadores dentro dos seus cursos de pós-graduação.
O ato de inovar dialoga com o conceito de avanço, cujo principal objetivo é a progressão e acúmulo de conhecimentos, práticas e técnicas em torno de determinado objeto. Quando a inovação é bem-sucedida, as consequências para a o progresso da economia e a sociedade são consideráveis.
Hoje, a inovação é uma necessidade constante e está presente tanto nos interesses de iniciativas privadas – permitindo a continuidade do seu trabalho em um ambiente competitivo e em evolução – quanto nos da iniciativa pública – enfrentando desafios de interesse coletivo e comum.
Você quer saber como nos tornamos uma instituição de referência nesse quesito? Acompanhe com a gente:
Inovação: um conceito com muitas possibilidades
A inovação é necessária para as organizações porque representa a possibilidade de ir além da sobrevivência e atingir o desenvolvimento em um contexto global altamente competitivo. Ela vem sendo a ponte para um caminho de crescimento de empresas, indústrias e, claro, pesquisas acadêmicas, uma vez que seu conceito caminha lado a lado com perspectivas de lucro, eficiência e sustentabilidade.
Por conta desses fatores, é imprescindível estar na vanguarda das necessidades e tendências atuais, bem como utilizar ferramentas para otimizar processos, oferecer novos produtos ou serviços e posicionar-se estrategicamente no mercado.
Dessa forma, ao considerar cursos de pós-graduação, faz-se necessário buscar por aqueles que tenham a inovação como pilar. Procurar pela inserção dessa temática ou estudar em centros educacionais que a tenham como eixo transversal, promete repercussões positivas aos interessados, uma vez que ela é área estratégica para o desenvolvimento produtivo.
O Centro Universitário SENAI CIMATEC, considerado um dos maiores complexos de educação profissional e de serviços tecnológicos do país, é um grande exemplo de instituição que está em sintonia com as demandas do mercado e das empresas.
SENAI CIMATEC: um modelo de pesquisa e inovação para o desenvolvimento da indústria
Fundado em maio de 2002, o Centro Universitário SENAI CIMATEC tornou-se um inegável case de sucesso em sua área de atuação.
Sua metodologia de Inovação Acadêmica é pioneira no Brasil e foi desenvolvida com base em modelos educacionais de referência internacional, como o Olin College, MIT e Coventry University. O objetivo é preparar os alunos para serem os engenheiros e arquitetos do futuro a partir de metodologias ativas e tecnologias que potencializam a aprendizagem.
Com um ambiente universitário diferenciado, a Instituição também propicia aos estudantes a oportunidade de integrar os trabalhos acadêmicos aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Tecnológico.
O Centro Universitário SENAI CIMATEC atua de forma direta na formação de profissionais com múltiplas competências, graças à oportunidade de antecipar a vivência de mercado ainda na graduação por meio dos projetos de inovação.
Você já parou para pensar sobre como essas descobertas impactam diretamente na sua vida?
Desde o início da pandemia, o SENAI CIMATEC mobilizou diversas equipes para pensar em formas de enfrentamento a COVID-19.
Bolha produzida pelo SENAI CIMATEC diminui necessidade de respirador
No âmbito da pandemia Coronavírus, o Centro Universitário SENAI CIMATEC, em parceria com o Governo da Bahia e com o apoio das empresas UNIGEL, desenvolveu um equipamento que visa reduzir os casos de intubação para pacientes portadores de Covid-19, destinando também aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia.
Nesse processo, foram projetadas em torno de 800 bolhas de contenção que serão distribuídas em hospitais públicos de referência para Covid-19. O equipamento possui uma estrutura simples, de material acrílico transparente e tamanhos diferentes para se adequar a adultos e crianças.
SENAI CIMATEC e Russer são as duas únicas instituições escolhidas para produzir no Brasil ventilador pulmonar desenvolvido pela NASA
O CIMATEC foi uma das duas únicas instituições tecnológicas brasileiras licenciadas pela NASA para produzir o ventilador pulmonar de baixo custo, objetivando o auxílio no tratamento do COVID-19.
Importante destacar que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem investido na articulação com empresas baianas para a produção de insumos essenciais no combate à pandemia.
Entre as iniciativas, estão:
Incentivo fiscal para fabricação de álcool (70%);
Envasamento de álcool gel;
Elaboração e distribuição de túneis de desinfecção criados pelo SENAI CIMATEC Park;
Supercomputador mais rápido da América Latina
O SENAI CIMATEC incorpora à sua estrutura o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial – onde operam os computadores Omolu – montado em parceria com a Fiocruz para processamento de dados de pesquisas na saúde pública.
Com capacidade para realizar 400 trilhões de operações por segundo (TFlops), o supercomputador, batizado de CIMATEC YEMOJA, será utilizado em pesquisas de geofísica, bem como em benefício das indústrias de petróleo e gás.
Pós-graduação SENAI CIMATEC: conhecimento sem fronteiras
Com foco em tecnologia, a Pós CIMATEC possui no seu portfólio 25 cursos de MBA, MBI e Especialização, com destaque para programas voltados à indústria 4.0.
Em resposta às novas necessidades da chamada Indústria 4.0, surge a Educação 4.0. Nesse novo conceito, os alunos não precisam mais acumular conhecimento, mas, sim, ter uma educação personalizada, capaz de oferecer o necessário para atuar em profissões do futuro que exigem habilidades específicas.
Antenado a esse movimento, o CIMATEC está com inscrições abertas para a pós-graduação com uma diversidade de cursos que atendem a essas demandas, entre eles:
Especialização em Data Science & Analytics;
Especialização em Gestão Integrada em QSMS-rs;
MBA Executivo em Lean Manufacturing;
MBA Executivo em Gestão de Projetos;
Especialização da Automação e Sistemas Eletrônicos de Potência;
MBA Executivo em Gestão da Liderança e Gestão Corporativa;
MBA Executivo em Logística e Gestão da Produção;
MBA em Gerenciamento e Inovações Tecnológicas Aplicadas às Construções;
Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho;
Portanto, se você deseja explorar a inovação tecnológica, os cursos de pós-graduação oferecidos pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, são a sua melhor opção.
Referências
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]