Blog

Pós CIMATEC: protagonizando avanços científicos

Um dos principais pilares do Centro Universitário SENAI CIMATEC é a busca por processos inovadores dentro dos seus cursos de pós-graduação.

O ato de inovar dialoga com o conceito de avanço, cujo principal objetivo é a progressão e acúmulo de conhecimentos, práticas e técnicas em torno de determinado objeto. Quando a inovação é bem-sucedida, as consequências para a o progresso da economia e a sociedade são consideráveis.

Hoje, a inovação é uma necessidade constante e está presente tanto nos interesses de iniciativas privadas – permitindo a continuidade do seu trabalho em um ambiente competitivo e em evolução – quanto nos da iniciativa pública – enfrentando desafios de interesse coletivo e comum.

Você quer saber como nos tornamos uma instituição de referência nesse quesito? Acompanhe com a gente:

 

Inovação: um conceito com muitas possibilidades

A inovação é necessária para as organizações porque representa a possibilidade de ir além da sobrevivência e atingir o desenvolvimento em um contexto global altamente competitivo. Ela vem sendo a ponte para um caminho de crescimento de empresas, indústrias e, claro, pesquisas acadêmicas, uma vez que seu conceito caminha lado a lado com perspectivas de lucro, eficiência e sustentabilidade.

Por conta desses fatores, é imprescindível estar na vanguarda das necessidades e tendências atuais, bem como utilizar ferramentas para otimizar processos, oferecer novos produtos ou serviços e posicionar-se estrategicamente no mercado.

Dessa forma, ao considerar cursos de pós-graduação, faz-se necessário buscar por aqueles que tenham a inovação como pilar. Procurar pela inserção dessa temática ou estudar em centros educacionais que a tenham como eixo transversal, promete repercussões positivas aos interessados, uma vez que ela é área estratégica para o desenvolvimento produtivo.

O Centro Universitário SENAI CIMATEC, considerado um dos maiores complexos de educação profissional e de serviços tecnológicos do país, é um grande exemplo de instituição que está em sintonia com as demandas do mercado e das empresas.

 

SENAI CIMATEC: um modelo de pesquisa e inovação para o desenvolvimento da indústria

Fundado em maio de 2002, o Centro Universitário SENAI CIMATEC tornou-se um inegável case de sucesso em sua área de atuação.

Sua metodologia de Inovação Acadêmica é pioneira no Brasil e foi desenvolvida com base em modelos educacionais de referência internacional, como o Olin College, MIT e Coventry University. O objetivo é preparar os alunos para serem os engenheiros e arquitetos do futuro a partir de metodologias ativas e tecnologias que potencializam a aprendizagem.

Com um ambiente universitário diferenciado, a Instituição também propicia aos estudantes a oportunidade de integrar os trabalhos acadêmicos aos projetos de pesquisa desenvolvidos no Centro Tecnológico.

O Centro Universitário SENAI CIMATEC atua de forma direta na formação de profissionais com múltiplas competências, graças à oportunidade de antecipar a vivência de mercado ainda na graduação por meio dos projetos de inovação.

Você já parou para pensar sobre como essas descobertas impactam diretamente na sua vida?

Desde o início da pandemia, o SENAI CIMATEC mobilizou diversas equipes para pensar em formas de enfrentamento a COVID-19.

 

Bolha produzida pelo SENAI CIMATEC diminui necessidade de respirador

No âmbito da pandemia Coronavírus, o Centro Universitário SENAI CIMATEC, em parceria com o Governo da Bahia e com o apoio das empresas UNIGEL, desenvolveu um equipamento que visa reduzir os casos de intubação para pacientes portadores de Covid-19, destinando também aos profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia.

Nesse processo, foram projetadas em torno de 800 bolhas de contenção que serão distribuídas em hospitais públicos de referência para Covid-19. O equipamento possui uma estrutura simples, de material acrílico transparente e tamanhos diferentes para se adequar a adultos e crianças.

SENAI CIMATEC e Russer são as duas únicas instituições escolhidas para produzir no Brasil ventilador pulmonar desenvolvido pela NASA

O CIMATEC foi uma das duas únicas instituições tecnológicas brasileiras licenciadas pela NASA para produzir o ventilador pulmonar de baixo custo, objetivando o auxílio no tratamento do COVID-19.

Importante destacar que a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) tem investido na articulação com empresas baianas para a produção de insumos essenciais no combate à pandemia.

Entre as iniciativas, estão:

Incentivo fiscal para fabricação de álcool (70%);

Envasamento de álcool gel;

Elaboração e distribuição de túneis de desinfecção criados pelo SENAI CIMATEC Park;

Supercomputador mais rápido da América Latina

O SENAI CIMATEC incorpora à sua estrutura o Centro de Supercomputação para Inovação Industrial – onde operam os computadores Omolu –  montado em parceria com a Fiocruz para processamento de dados de pesquisas na saúde pública.

Com capacidade para realizar 400 trilhões de operações por segundo (TFlops), o supercomputador, batizado de CIMATEC YEMOJA, será utilizado em pesquisas de geofísica, bem como em benefício das indústrias de petróleo e gás.

 

Pós-graduação SENAI CIMATEC: conhecimento sem fronteiras

Com foco em tecnologia, a Pós CIMATEC possui no seu portfólio 25 cursos de MBA, MBI e Especialização, com destaque para programas voltados à indústria 4.0.

Em resposta às novas necessidades da chamada Indústria 4.0, surge a Educação 4.0. Nesse novo conceito, os alunos não precisam mais acumular conhecimento, mas, sim, ter uma educação personalizada, capaz de oferecer o necessário para atuar em profissões do futuro que exigem habilidades específicas.

Antenado a esse movimento, o CIMATEC está com inscrições abertas para a pós-graduação com uma diversidade de cursos que atendem a essas demandas, entre eles:

Especialização em Data Science & Analytics;

Especialização em Gestão Integrada em QSMS-rs;

MBA Executivo em Lean Manufacturing;

MBA Executivo em Gestão de Projetos;

MBI BIM;

MBA em Gestão da Manutenção;

Especialização da Automação e Sistemas Eletrônicos de Potência;

MBA Executivo em Gestão da Liderança e Gestão Corporativa;

MBA Executivo em Logística e Gestão da Produção;

MBA em Gerenciamento e Inovações Tecnológicas Aplicadas às Construções;

Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho;

Portanto, se você deseja explorar a inovação tecnológica, os cursos de pós-graduação oferecidos pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, são a sua melhor opção.

Inscreva-se!

 

 

Referências

http://www.fieb.org.br/Noticia/8252/Covid-19-Bolha-produzida-pelo-SENAI-CIMATEC-diminui-necessidade-de-respirador.aspx

http://www.cimateccombatecovid.com.br/2020/05/14/senai-cimatec-ja-reparou-101-respiradores-mecanicos-de-hospitais-baianos/

http://fieb.org.br/Noticia/7693/SENAI-CIMATEC-PARK-Unico-centro-tecnologico-do-pais-com-caracteristicas-industriais.aspx

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x