Notícias

Professor do MIT conhece o projeto de Inovação Acadêmica do CIMATEC
Em agosto, o professor Michael Piore, dos departamentos de Economia e Ciência Política do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), visitou o campus do SENAI CIMATEC. Piore conheceu o projeto de Inovação Acadêmica da graduação, entrevistou gestores sobre os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em rede desenvolvidos na instituição e visitou o Arranjo Produtivo Local de Confecção (APL) da rua do Uruguai, em Salvador.
O pesquisador americano já havia conhecido o campus em 2017 . Desta vez, ele retornou para acompanhar a evolução do modelo do CIMATEC, que serviu de referência inicial para a implantação dos Institutos Senai de Inovação.
“Durante os últimos cinco anos, estivemos estudando as Políticas de Inovação no Brasil, sobretudo o programa Instituto Senai de Inovação (ISI). Na concepção original dos ISI, o CIMATEC foi uma instituição modelo, usada como referência no projeto, inicialmente”, declarou Piore, cujo trabalho acadêmico sobre inovação na indústria e temas correlatos é referência internacional.
Ecossistema Brasileiro de Inovação – Flávio Marinho, Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, coopera com o MIT na pesquisa desde 2013, e explica que os esforços têm sido no sentido de compreender o ecossistema brasileiro de inovação. “A universidade americana percebeu que o Brasil tinha um momento muito rico e começou a cooperar conosco”, diz Marinho, que passou um período do seu doutorado no MIT, onde teve a oportunidade de trabalhar lado a lado com Piore: “uma sumidade”.
Em relação ao fato do CIMATEC ter sido referência para os demais ISIs, Daniel Motta, também Gerente de Tecnologia e Inovação no CIMATEC, explica que o principal diferencial é a integração promovida entre a pesquisa acadêmica e o setor produtivo. “É um modelo crucial para o aumento da competitividade da indústria brasileira”, diz.
Desenvolvimento no Século 21 – Em março deste ano, pesquisadores do MIT lançaram o livro Innovation in Brazil: Advancing Developmente in the 21st Century (ou “Inovação no Brasil: Avançando o Desenvolvimento no Século 21”), com as conclusões parciais do estudo, que ainda segue em andamento.
A publicação aponta que investir em Instituições de Ciência e Tecnologia, das quais o SENAI CIMATEC é uma das referências no Brasil, é uma das estratégias adotadas pelas principais nações inovadoras para estimular a integração entre a universidade e o setor produtivo. Uma das intenções da pesquisa é que suas conclusões possam servir de aprendizado para outras economias em desenvolvimento.
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]