Notícias

Professor do MIT conhece o projeto de Inovação Acadêmica do CIMATEC
Em agosto, o professor Michael Piore, dos departamentos de Economia e Ciência Política do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), visitou o campus do SENAI CIMATEC. Piore conheceu o projeto de Inovação Acadêmica da graduação, entrevistou gestores sobre os projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em rede desenvolvidos na instituição e visitou o Arranjo Produtivo Local de Confecção (APL) da rua do Uruguai, em Salvador.
O pesquisador americano já havia conhecido o campus em 2017 . Desta vez, ele retornou para acompanhar a evolução do modelo do CIMATEC, que serviu de referência inicial para a implantação dos Institutos Senai de Inovação.
“Durante os últimos cinco anos, estivemos estudando as Políticas de Inovação no Brasil, sobretudo o programa Instituto Senai de Inovação (ISI). Na concepção original dos ISI, o CIMATEC foi uma instituição modelo, usada como referência no projeto, inicialmente”, declarou Piore, cujo trabalho acadêmico sobre inovação na indústria e temas correlatos é referência internacional.
Ecossistema Brasileiro de Inovação – Flávio Marinho, Gerente Executivo de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, coopera com o MIT na pesquisa desde 2013, e explica que os esforços têm sido no sentido de compreender o ecossistema brasileiro de inovação. “A universidade americana percebeu que o Brasil tinha um momento muito rico e começou a cooperar conosco”, diz Marinho, que passou um período do seu doutorado no MIT, onde teve a oportunidade de trabalhar lado a lado com Piore: “uma sumidade”.
Em relação ao fato do CIMATEC ter sido referência para os demais ISIs, Daniel Motta, também Gerente de Tecnologia e Inovação no CIMATEC, explica que o principal diferencial é a integração promovida entre a pesquisa acadêmica e o setor produtivo. “É um modelo crucial para o aumento da competitividade da indústria brasileira”, diz.
Desenvolvimento no Século 21 – Em março deste ano, pesquisadores do MIT lançaram o livro Innovation in Brazil: Advancing Developmente in the 21st Century (ou “Inovação no Brasil: Avançando o Desenvolvimento no Século 21”), com as conclusões parciais do estudo, que ainda segue em andamento.
A publicação aponta que investir em Instituições de Ciência e Tecnologia, das quais o SENAI CIMATEC é uma das referências no Brasil, é uma das estratégias adotadas pelas principais nações inovadoras para estimular a integração entre a universidade e o setor produtivo. Uma das intenções da pesquisa é que suas conclusões possam servir de aprendizado para outras economias em desenvolvimento.
-
Cientistas do CIMATEC desenvolveram embalagem biodegradável à base de coco e mandioca
Embalagem “verde” é uma inovação que pode trazer avanços significativos para a agroindústria e para o desenvolvimento sustentável da Bahia e do Brasil. A pesquisa foi desenvolvida no SENAI CIMATEC, que tem a Profª. Bruna Machado como coordenadora, e contou com o apoio da Embrapa Mandioca e Fruticultura (BA) com o projeto GestFrut, além […]
-
Dispositivo para filtração e micro extração é patenteado pelo SENAI CIMATEC
Instituto Nacional da Propriedade Industrial concedeu ao SENAI CIMATEC a patente de propriedade e invenção para o “Dispositivo de três vias para filtração e micro extração sólido-líquido”. Na última sexta-feira (11), os inventores do Dispositivo de três vias para filtração e micro extração sólido-líquido receberam a carta patente de propriedade e invenção. O Professor Dr. […]
-
Divulgado o resultado do Processo de Seleção 2020 para Financiamento de Projetos de Iniciativas Docentes
O Edital de Fomento às Iniciativas Docentes, destinado à seleção de propostas de projetos estruturadas pelos professores do Centro Universitário SENAI CIMATEC, exigiu ideias inovadoras e com relevância social dos projetistas A comunidade acadêmica do Centro Universitário SENAI CIMATEC viveu, durante este ano, momentos marcados por projetos singulares e que contribuem diretamente para a construção […]
-
SENAI CIMATEC lança o Instituto de Estudos Avançados
SENAI CIMATEC lança o Instituto de Estudos Avançados Na tarde da última sexta-feira (11), o SENAI CIMATEC inaugurou mais um equipamento científico e tecnológico fundamental para o desenvolvimento de pesquisas de alta relevância na Bahia. O Instituto de Estudos Avançados (IEA SENAI CIMATEC) tem como missão principal promover pesquisas acadêmicas sobre educação, ciência, tecnologia e […]