Blog

Projete-se para o Futuro
Você já observou que os espaços que ocupamos, habitamos e construímos estão repletos de informação? Por trás de cada linha de um projeto arquitetônico existe um universo de conhecimentos matemáticos, tecnológicos, sociais, estéticos e por aí vai.
Em nossos tempos de Revolução Digital, estamos aprendendo a lidar com o dilúvio de informações em interconexão generalizada, ao alcance de um clique, sem fronteiras, em tempo real. Assim, a área de Arquitetura e Urbanismo está vivendo um verdadeiro salto quântico, com novas e amplas gamas de informação disponíveis.
Imagine o projeto de um espaço público de convívio. Antes, o desenho desse espaço seria baseado em conhecimentos pré-fixados sobre os hábitos e características da população. Para modificar a forma da construção original, seria preciso um novo projeto e obras que paralisariam parte da utilização do espaço.
Hoje, é possível que uma construção, depois de pronta, analise o comportamento dos usuários ao longo do tempo e modifique, de maneira automática e inteligente, as sinalizações e formatação do seu ambiente, além de conversar com as pessoas e objetos do entorno e oferecer informações e serviços.
Isso é um exemplo de como a área de Arquitetura e Urbanismo vem se tornando ainda mais fascinante na era do Big Data, Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Impressão 3D e tantas outras inovações. Afinal, é um dos ramos de conhecimento mais tradicionais da humanidade, que agora se vê imerso em um (novo) contexto de revolução industrial.
Novos desafios, novas oportunidades
Novas formas de consumo, transações econômicas e mobilidade têm modificado os fluxos urbanos em velocidade inédita, gerando novas demandas sociais, modificando o conceito de qualidade de vida e dando luz a novas referências estéticas.
É importante notar que estamos vivendo um momento de transição, e isso significa que você tem a chance de estar à frente desse processo de mudança de paradigma.
Ao mesmo tempo em que todas essas possibilidades fantásticas de progresso têm surgido, grandes desafios se impõem. Se você vive em uma grande cidade brasileira, certamente faz ideia do que estamos falando!
Às vezes, temos a impressão de que as metrópoles estão “doentes”, com suas “veias”, ou seja, suas vias, entupidas por tráfego caótico, poluição e desorganização, impedindo que a cidade funcione como um organismo sistêmico e harmônico.
Não há como continuar crescendo seguindo os modelos antigos de ocupação do espaço. Portanto, a área de Arquitetura e Urbanismo precisa, talvez mais do que nunca, de projetos inovadores! E você pode enxergar nesse cenário uma oportunidade para encontrar soluções criativas e disruptivas, com a ajuda de novas tecnologias e conhecimentos.
Arquitetura e Urbanismo do Século XXI
O Centro Universitário SENAI CIMATEC, que já é referência em Inovação, lançou um novo curso de Arquitetura e Urbanismo porque enxerga as grandes possibilidades e desafios da área em termos de tecnologia e criatividade.
O curso oferece todas as ferramentas, aporte teórico e motivação para que os estudantes abracem a missão de construir a Arquitetura e Urbanismo do Século XXI, de maneira sustentável e integrada com todas as novas tendências do mundo do trabalho.
-
FIEB e SENAI CIMATEC coletam e preparam cilindros de oxigênio para uso hospitalar
Os cilindros de gases industriais recolhidos serão adaptados para receber oxigênio medicinal e, posteriormente, entregues para o Governo da Bahia, que realizará a distribuição entre as unidades de saúde do estado. A Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) e o SENAI CIMATEC estão apoiando no mapeamento, coleta e elaboração de procedimentos voltados […]
-
VI SAPCT e V ICPAD têm inscrições abertas
O SAPCT e V Workshop ICPAC já estão com inscrições abertas e os bolsistas do SENAI CIMATEC já podem submeter trabalhos O VI Seminário de Avaliação de Pesquisa Científica e Tecnológica (SAPCT) e o V Workshop de Integração e Capacitação em Processamento de Alto Desempenho (ICPAD), promovidos anualmente pelo SENAI CIMATEC, neste ano acontecerão nos […]
-
Pesquisadoras do mestrado e doutorado do SENAI CIMATEC são selecionadas para Bolsas de Produtividade do CNPq
As pesquisadoras Dra. Ingrid Winkler e Dra. Lynn Alves, do Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial (GETEC), foram contempladas com Bolsas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (DT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ampliando o número de pesquisadores bolsistas nos Programas de Mestrado e Doutorado do Centro […]
-
Estudo de caso desenvolvido pelo SENAI CIMATEC ganha publicação internacional
Digital Transformation, Public Policies, and the Triple Helix: A Case Study of the City of Salvador é um estudo de caso que avalia um programa desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Salvador e o SENAI CIMATEC. O trabalho foi publicado como capítulo do livro Digital Transformation and Challenges to Data Security and Privacy. O tema da Transformação Digital e os desafios para a privacidade e segurança de […]
Parabéns pelo texto e reforço aqui o meu ponto de vista a respeito das inovações que nos cerca por meio da internet. Quando muito falam q as máquinas e outras invenções vão criar desemprego, acredito q elas nos trarão bem estar e modo de vida melhor. Máquinas e novas invenções irão substituir os trabalhos braçais e repetitivos permitindo q o Homem tenha a mente voltada para a criatividade e bem estar. Assim terá tempo para observar a natureza na sua universalidade e criará novas alternativa de vida de maneira sustentável em prol de todos sem mais ganância e acúmulo de… Leia mais »