Notícias

SENAI CIMATEC lança o Instituto de Estudos Avançados

SENAI CIMATEC lança o Instituto de Estudos Avançados Na tarde da última sexta-feira (11), o SENAI CIMATEC inaugurou mais um equipamento científico e tecnológico fundamental para o desenvolvimento de pesquisas de alta relevância na Bahia. O Instituto de Estudos Avançados (IEA SENAI CIMATEC) tem como missão principal promover pesquisas acadêmicas sobre educação, ciência, tecnologia e inovação.

O IEA SENAI CIMATEC é estruturado por Cátedras, que serão ocupadas por cientistas de reconhecimento nacional e internacional. Na ocasião de lançamento do Instituto de Estudos Avançados SENAI CIMATEC, o Professor Oswaldo Luiz Alves recebeu o título de Professor Catedrático da primeira Cátedra implantada, que tem como tema Nanociência e Nanotecnologia.

As estruturas abrigadas pelo SENAI CIMATEC são direcionadas à pesquisa, ao desenvolvimento e à inovação (PD&I) em nanociências e nanotecnologias, tendo como característica essencial o caráter multiusuário e de acesso aberto a instituições públicas e privadas, mediante submissão de propostas de projetos de PD&I ou de requisição de serviços.

Em sua fala de abertura, o Pesquisador e Coordenador do Instituto de SI, o Professor Dr. Jailson Bittencourt ressaltou a importância dos investimentos em tecnologia e inovação para

o desenvolvimento científico, econômico e social. “Estamos na Era da Inovação, e “inovação” é diferente de “invenção”. Inovação é que torna a invenção acessível e de uso prático. A inovação é o principal evento dessa Era Moderna, pois tem promovido grandes impactos nos padrões de vida e grandes mudanças na sociedade. A inovação não é produto de um gênio solitário, por isso mesmo necessita de liberdade de pensar e colaboração.”

O lançamento do IEA também foi marcado pela inauguração dos laboratórios da rede SisNANO (Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias), que contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes.

Na colocação do Ministro Marcos Pontes, foi ressaltada a importância de priorizar o investimento nas tecnologias como principal estratégia para o desenvolvimento da produção nacional, afim de projetar o Brasil como protagonista no cenário internacional da tecnologia, inovação e materiais avançados. “A tecnologia é uma ferramenta para o desenvolvimento de todas as áreas, nós estamos na agricultura, nas indústrias, na infraestrutura, na saúde”, completou o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações.

A cerimônia de lançamento do Instituto de Estudos Avançados também anunciou o objetivo de aprimoramento e atualização do corpo acadêmico, visando a criação da Universidade SENAI CIMATEC e a atuação em temas portadores de futuro. Todo o evento foi transmitido pelo canal do SENAI CIMATEC no YouTube.

Para o Professor catedrático Oswaldo Luiz, o lançamento do IEA representa a construção de uma nova história para a formação profissional no Brasil, como também para a tessitura de novos paradigmas relacionados com a interação da academia com o setor produtivo. Prof. Oswaldo Luiz completa ainda: “A nanotecnologia tem como uma das suas características principais cruzar as fronteiras da química, da física, ciências biológicas, engenharias e tecnologias. Daí o fato de, não raras vezes, a qualificarmos como uma plataforma de conhecimento pervasiva. É certamente um dos tópicos mais discutidos na comunidade de pesquisa, seja brasileira, seja internacional, e mesmo fora dela, que faz com que os avanços nesse campo venham catalisando a transformação de um público altamente significativo das principais empresas e anunciando impactos sociais e econômicos de grande amplitude”.

A cerimônia de lançamento está disponível no canal do SENAI CIMATEC no YouTube, clique aqui para conferir.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x