:

Blog

Transformar um hobby em um negócio: 5 dicas para equilibrar diversão e trabalho

Sabe aquele hobby que você ama fazer no tempo livre? Pois é, ele pode se tornar um trabalho e te render bons frutos!

Transformar um hobby em um negócio pode ser uma boa ideia quando se pretende aliar diversão e trabalho. Mas como saber se esta atividade realmente pode ser lucrativa?

Nem todos os passatempos podem ser transformados em trabalho e antes de investir em algo muito específico é preciso realizar estudos de mercado, constatar a viabilidade da ideia, entre outras coisas.

Apesar de proporcionar prazer pessoal, quando um hobby se transforma no seu trabalho, ele pode simplesmente deixar de ser prazeroso para se tornar obrigatório, afinal, é um trabalho que, como qualquer outro, precisa ser levado a sério se você quer lucrar com ele. Por isso, para dar certo, é importante enxergar aquela atividade como um negócio, e não como uma diversão.

Pensando nisso elaboramos 5 dicas de como transformar um hobby em um negócio equilibrando diversão e trabalho.

1. Faça um test-drive

Você precisa decidir se realmente está disposto a fazer daquela atividade prazerosa, uma obrigação de todos os dias, envolvendo cobranças e metas, pois, se não continuar sendo legal, o trabalho que podia ser divertido, pode acabar gerando angústias.

2. Pesquisa de mercado

Antes de investir, é preciso saber se o seu hobby é lucrativo. Sem saber as demandas do mercado você corre o risco de não ter uma remuneração adequada aos seus esforços.

3. Faça um planejamento

Nenhum negócio cresce do nada. É preciso antes elaborar um plano de negócios para definir todas as etapas e prever possíveis fraquezas do negócio.

4. Inove e seja criativo

Um negócio inovador exige capacidade de reinvenção e ousadia, mas com a criatividade é possível construir algo capaz de trazer reconhecimento na área e, principalmente, rentabilidade.

5. Tenha paixão pelo que faz

Não adianta transformar um hobby em um negócio, se você não estiver preparado para os desafios dessa nova jornada. A paixão que você tem por essa atividade é o que vai fazer toda a diferença.

Não esqueça que é fundamental equilibrar a rotina de trabalho com a diversão. Pense que, além de estar fazendo o que gosta, você também está usando isso para ganhar dinheiro e precisa de dedicação.

Se você tem afinidade pelo empreendedorismo, você precisa conhecer os cursos de engenharia e arquitetura do Centro Universitário SENAI CIMATEC. A inovação acadêmica da instituição também trabalha nesse sentido trazendo as trilhas profissionais, onde você pode escolher, dentre elas, se tornar um empreendedor a partir de todo suporte oferecido durante a realização do curso.

Conheça mais sobre as Trilhas Profissionais do SENAI CIMATEC e faça parte dos engenheiros e arquitetos do futuro!

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x