Notícias

VI SIINTEC discutiu os “Desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação após a COVID-19” em edição online

A VI edição do International Symposium on Innovation and Technology – SIINTEC foi realizada entre os dias 21 e 23 de outubro, pelo SENAI CIMATEC. Pela primeira vez, o evento científico ocorreu de forma remota, com transmissões ao vivo através do YouTube. Este ano, o tema “Desafios na Ciência, Tecnologia e Inovação após a COVID-19” balizou as discussões durante as apresentações.

Pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria participaram ativamente, através de videoconferências.  Foram realizadas Palestras, Painéis e Sessões Técnicas com apresentação de artigos na forma oral e pôster. O formato online também possibilitou a ampliação do debate, permitindo a participação de ouvintes com dúvidas, interações e contribuições através do chat.

Entre as pesquisas apresentadas nas Sessões Técnicas, estiveram presentes seis equipes da Escola Técnica, que expuseram resultados nas áreas das Tecnologias Logísticas, Jogos Digitais e Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável.

Foram realizadas 05 sessões técnicas de apresentações dinâmicas de pôster e 06 sessões técnicas de apresentação oral dos trabalhos aceitos para publicação no evento. Foram realizadas no total 109 apresentações de trabalhos científicos e tecnológicos os quais ficarão disponíveis para download no site do evento.

Além das Apresentações e Sessões Técnicas, o SIINTEC ainda reuniu palestrantes renomados, com presenças internacionais, e Painéis de Discussões, que debateram as intersecções entre Tecnologia, Educação, Saúde e Desenvolvimento Sustentável.

No primeiro Painel de Discussão, o tema “Ações de combate à COVID-19” contou com a presença dos Professores Pesquisadores Valdir Gomes Barbosa Junior (CIMATEC), Marcelo A. Moret (CIMATEC/UNEB), Milena Botelho Pereira Soares (CIMATEC), Eduardo Jorge Valadares Oliveira (NUTES/UEPB) e a Diretora do Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde (SCTIE/MS), Camile Giaretta Sachetti. Neste espaço, foram discutidas questões que concernem as tecnologias aplicadas às terapias avançadas para o tratamento da COVID19, vigilância genômica, equipamentos, tratamentos clínicos, e discussões acerca das estratégias de combate a COVID-19 adotadas pelo SUS.

Já no segundo Painel de Discussão, as Professoras e Pesquisadoras Ingrid Winkler (GETEC – CIMATEC), Suiane Costa (Comunidades Virtuais – UNEB) e o Professor Pesquisador Fernando Carvalho (EDUSAUT – UNEB), trouxeram questões relacionadas a realidade aumentada, gamificação e Tecnologias Leves aplicadas à saúde e à educação. A partir das pesquisas apresentadas, foram demonstrados os benefícios da tecnologia e inovação para melhoria na qualidade de vida, no desenvolvimento cognitivo de crianças em formação escolar, além das contribuições durante tratamentos e reabilitações clínicas.

Entre as Palestras do SIINTEC, tivemos o  Prof. Dr. Roberto José da Silva Badaró (CIMATEC), com a palestra de abertura “Desafios da Ciência Tecnologia e Inovação pós-COVID-19”, além do pesquisador Dr. Frank Kirchner da Universidade de Bremen (Alemanha), com a palestra “Inteligência Artificial na Ciencia Tecnologia e Inovação pós COVID-19”. Na programação de Palestras, também passaram a engenheira Camila Rossi (BuzzTech), abordando o tema “Como não ser substituído por um Robô – Impactos na automação pós-COVID”, e o especialista sênior de HP Genaro Costa apresentando a palestra “Computação Quântica – Aplicação prática com ATOS QLM”.

Dois minicursos foram realizados no VI SIINTEC, o primeiro com o tema Tecnologias para mobilidade elétrica – veículos elétricos e híbridos ministrado pelo Prof Dr. Julio César Chaves Câmara e o segundo foi ministrado pelo Mestre Wagner Queiroz Barros sobre “Recuperação avançada de óleo – Introdução e Oportunidades de Pesquisa”

O VI SIINTEC foi um espaço para compartilhar conhecimento e apresentar o que há de mais recente nas pesquisas científicas. Esta edição teve uma singular importância para atualidade, trazendo a pandemia da COVID-19 para o centro das discussões, o evento costurou novas perspectivas para um futuro pós-pandemia. Todas as mesas, palestras e exposições continuam disponíveis no YouTube, acesse youtube.com/senaicimatecoficial e confira na íntegra.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x