Notícias

ANVISA autoriza comercialização do respirador projetado pela NASA e adaptado pelo SENAI CIMATEC
Professores e ex-aluno do Centro Universitário SENAI CIMATEC integraram a equipe que adaptou o Respirador VIDA aos pré-requisitos necessários para produção e comercialização no Brasil.
O Respirador VITAL, desenvolvido pelos engenheiros da NASA, passou por adequações feitas pelo SENAI CIMATEC e, no último dia 17, recebeu a permissão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser produzido e comercializado no Brasil pela Russer, empresa de equipamentos médicos.
No país, o respirador adaptado pelo SENAI CIMATEC foi batizado de VIDA. Entre os diversos profissionais que compuseram a equipe responsável pela tropicalização do equipamento, estavam professores e um ex-aluno do Centro Universitário SENAI CIMATEC. “É gratificante poder contribuir para o desenvolvimento de um projeto tão importante no enfrentamento da pandemia. Em dois meses, estudamos, aplicamos e desenvolvemos tudo muito rápido. Trabalhamos bastante, mas como tínhamos o mesmo propósito, tudo fluiu muito bem”, conta Paulo Bonfim, egresso do curso de Engenharia Elétrica 2020.
A Nasa realizou uma chamada pública para licenciar o respirador e também fez a liberação da patente da tecnologia. Este movimento da agência americana atraiu o interesse de 331 empresas, sendo 30 do Brasil. Destas, foram selecionadas 28, sendo apenas duas brasileiras (SENAI CIMATEC e Russer). “Nossa equipe está satisfeita em ver a rapidez com que os licenciados brasileiros foram capazes de replicar nosso protótipo, atualizá-lo quando necessário e também obter a aprovação regulatória local”, disse Leon Alkalai, gerente do Escritório de Parcerias Estratégicas do JPL e gerente de projetos da VITAL – NASA. “Eles fizeram isso em tempo recorde e estamos realmente impressionados com a rapidez com que foram capazes de dominar a arte e até mesmo melhorar o design.”
As adaptações foram feitas em dois meses e contou com o empenho de todos os envolvidos. “A equipe se dedicou todos os dias, sábados domingos e feriados, mesmo durante a pandemia. Mas, hoje conseguimos um passo importante de, após a homologação da Anvisa, lançar o Respirador VIDA para o mercado. É um produto inovador com a premissa inicial de ter baixo custo e excluir itens utilizados por outros modelos, com o objetivo de evitar o aumento da crise na cadeia de fornecimento de equipamentos para ventiladores pulmonares”, comenta Luiz Fernando Taboada, Gerente Executivo da área de Automação SENAI CIMATEC e professor do Centro Universitário SENAI CIMATEC.
O primeiro lote de ventiladores pulmonares, essencial para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) que recebem pacientes da Covid-19, fabricado em território nacional contará com 300 aparelhos e cada um terá o custo de R$ 59 mil.
Assista o evento de lançamento, realizado no dia 24 de agosto de 2020.
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]