Blog

Cinco fatos sobre o SENAI CIMATEC
Numa época em que tanto se fala em inovação, empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e tecnologias disruptivas, a gente fica a se perguntar: o que tem acontecido de novo que nos motive a acreditar no protagonismo do Brasil?
Seria o SENAI CIMATEC uma dessas novidades?
Pois você está convidado a refletir sobre isso, conhecendo cinco fatos interessantes sobre o CIMATEC.
Nascido para Inovar
O primeiro fato sobre o SENAI CIMATEC trata do início de tudo. O então Projeto NIMATech (Núcleo de Tecnologias em Integração em Manufatura) surgiu justamente a partir de um desafio: o que fazer de novo para transformar o setor metalomecânico da Bahia no final da década de 1990?
O Projeto NIMATech cresceu a partir da necessidade específica de haver um núcleo de tecnologias de fabricação mecânica no estado. Desde então, a premissa básica já era aderência total às necessidades do mercado.
O Mais Próximo da Indústria
Ao longo dos quatro anos de sua concepção, o Projeto NIMATech foi se transformando em algo bem mais complexo e inovador. Buscava-se uma ruptura, um redirecionamento na forma como o SENAI atuava nacionalmente até meados dos anos 1990.
Nessa época, a FIEB (Federação das Indústrias do Estado da Bahia) estabelecia novos direcionadores estratégicos para o SENAI na Bahia, que buscava uma relação diferenciada com o setor produtivo industrial, mais próxima e atenta às suas demandas concretas.
No entanto, as unidades SENAI em todo o país, em geral, respeitavam o modelo então estabelecido, que direcionava uma estrutura fundamentalmente dedicada a um setor industrial específico.
Pouco tempo após ser efetivamente criado, em 2000, o NIMATech mudou de nome e passou a se chamar CIMATEC (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia). Já era um modelo de operação diferente e inovador, não apenas em relação às demais unidades do SENAI, mas considerando, inclusive, quaisquer instituições de ensino e/ou ciência e tecnologia no país e até além.
Então, essa nova proposta apostava numa unidade multicompetências.
Integração Diferenciada
Você sabia que, no acrônimo CIMATEC, a letra mais importante é o I?
No CIMATEC, Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia, a palavra “integração” sempre teve forte apelo em todos os momentos, da prospecção de novas oportunidades até a entrega de uma solução mais completa à indústria.
Não bastava criar uma unidade multicompetências! Era preciso estabelecer novos e complexos processos de gestão capazes de estabelecer a integração de competências como o pilar mais importante do novo centro.
Esse é um grande diferencial do CIMATEC e sua maior força, capaz de encontrar soluções para problemas complexos em menores prazos e a custos mais atrativos, principalmente para novos negócios.
A capacidade de mobilização do CIMATEC e seu impressionante crescimento ao longo de 17 anos também criaram oportunidades de intercâmbio de projetos com instituições no exterior.
Referência Global
Você sabia que somos uma instituição respeitada no exterior e que atiça a curiosidade aqui e lá fora?
Em 2014, no período da Copa do Mundo de Futebol da FIFA, a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel, veio a Salvador assistir a uma partida do seu país.
Ainda que tivesse uma agenda cheia, a Chanceler decidiu incluir um compromisso com a equipe do CIMATEC. O encontro demonstrou a força das parcerias do CIMATEC com diversas instituições da república alemã.
Em dezembro do mesmo ano, ao traçar um panorama geral da pesquisa aplicada na área de petróleo e gás natural, o jornal Financial Times, com sede no Reino Unido, já citava o SENAI CIMATEC como um dos importantes parceiros deste país no Brasil.
Isso mostra como o CIMATEC tem potencial de crescer e de se transformar. Aliás, transformação foi algo que a instituição continuamente viveu nesses 17 anos e isso provoca a quinta e última curiosidade sobre nós.
Um Modelo Pioneiro
Por que se fala por aí que o CIMATEC é uma instituição com características próprias? O que o CIMATEC tem hoje de diferente?
O CIMATEC reúne ações em educação superior e inovação tecnológica em um cenário integrado e fortemente influenciado pela proximidade com o setor industrial.
Isso significa que o estudante está imerso em um ambiente universitário diferenciado, onde pesquisa, inovação tecnológica e empreendedorismo são assuntos que permeiam a rotina.
Ainda hoje, muitos pensam que o CIMATEC repete a receita tradicional do SENAI, uma escola de formação profissional. No entanto, a pesquisa e inovação tecnológica representam quase 70% do orçamento do CIMATEC, mostrando o quão diferente é seu perfil em relação ao padrão então estabelecido até o final da década de 1990.
Aliado a isso, o CIMATEC é uma instituição de ensino superior também bastante peculiar do ponto de vista acadêmico. São poucas as instituições no país e no exterior que possuem comparativamente uma pós-graduação tão forte.
48% dos alunos do CIMATEC em 2018 são da pós-graduação. Somente os alunos de mestrado e doutorado somam quase 10% do total. E o CIMATEC certamente continuará se reinventando nos próximos anos e buscando sempre contribuir com uma educação técnica e superior destacadas e com o crescimento do país a partir do desenvolvimento tecnológico.
Viu só? Contamos só cinco fatos sobre a nossa história, mas ainda temos muito para que você conheça o quanto nós crescemos e nos transformamos, mas, principalmente, o quanto ainda vamos mudar o mundo!
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]
The organization, resourses and Team are simply outstanding
Parabenizo essa grande instituição! Sinto-me feliz e orgulhosa de estar inserida no corpo docente dos cursos de especialização e MBA’s do SENAI CIMATEC.