:

Notícias

Com demanda aquecida, SENAI CIMATEC lança curso de desenvolvimento de software para formação de talentos em parceria com a Ford e outras empresas

Os cursos de extensão oferecem 250 vagas ao todo, sendo 160 delas gratuitas para pessoas de baixa renda.

• Para se inscrever, basta ter acima de 18 anos e ensino médio completo; o projeto-piloto será destinado inicialmente aos moradores do estado da Bahia.   

• Os profissionais que trabalham com programação de software estão entre os mais procurados em todo o mundo. 

Quem deseja trabalhar com programação de software – uma das áreas mais aquecidas do mercado, com grande demanda e disputa de profissionais em todo o mundo – agora tem a oportunidade de fazer um curso de extensão gratuito. O Centro Universitário SENAI CIMATEC está lançando o Programa de Formação em TI (Tecnologia da Informação). A iniciativa terá patrocínio da Ford, uma das maiores fabricantes de automóveis do mundo, e de outras empresas líderes dos mais variados setores. No âmbito educacional, o SENAI CIMATEC vai unir as parcerias da Alura, maior plataforma brasileira de cursos de tecnologia, e da Udemy, plataforma de educação à distância (EAD) utilizada por cerca de 50 milhões de pessoas em todo o mundo. O programa conta ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Salvador.  

 O projeto-piloto será destinado inicialmente aos residentes do estado da Bahia, que assistirão as aulas 100% online a partir de qualquer lugar, podendo também utilizar as dependências do SENAI CIMATEC, em Salvador, com horários flexíveis. No total, serão oferecidas 250 vagas, sendo 160 delas com bolsa integral, destinadas a pessoas de baixa renda. A oferta das vagas ocorrerá em momentos distintos, sendo o primeiro em dezembro de 2021 e os demais no primeiro semestre de 2022. Neste mês de dezembro, em parceria com a Ford, estarão abertas inscrições para 100 vagas, sendo, 80 delas, com bolsa integral. Para se candidatar, basta ser brasileiro, ter mais de 18 anos e ensino médio completo. O programa abrange um público amplo e está direcionado a jovens e adultos de até 60 anos. Aposentados ou profissionais que desejem fazer mudança na carreira também estão aptos a concorrer a uma vaga. No caso de gratuidade, haverá necessidade de comprovação da situação socieconômica do candidato.  

 O programa oferece dois cursos de extensão. O primeiro, chamado “Trilha Front-End”, é para quem não tem conhecimento prévio na área de software. O outro, “Trilha Fullstack”, é para aqueles já possuem conhecimentos em inglês técnico, lógica de programação e linguagens HTML e CSS.  

 Ambos os cursos são online, com duração de três a seis meses e carga horária de cerca de 240 horas. As inscrições podem ser feitas pelo site www.formacaoti.senaicimatec.com.br , de 13 de dezembro a 9 de janeiro de 2022. 

Para o SENAI CIMATEC, a importância da oferta de bolsas está no impacto direto que causa na trajetória profissional de pessoas que não tiveram oportunidade de pagar por um curso, sobretudo com a qualidade técnica e pedagógica do programa e com parceiros de alto nível, como a Ford.  

“Com a expansão do nosso Centro de Desenvolvimento de Produtos, na busca por soluções locais e globais de alta tecnologia, percebemos que falta mão-de-obra qualificada no mercado e, por meio de parcerias de valor, decidimos lançar este programa”, afirma Gustavo Schiavotelo, engenheiro-chefe de Software e Eletrônica Veicular da Ford América do Sul. “O objetivo é formar e aprimorar talentos para trabalhar com desenvolvimento de software, área que oferece grande perspectiva de crescimento, e também dar oportunidade para pessoas de baixa renda.”  

5 1 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
2 Comentários
mais antigo
o mais novo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Pâmela Taiane Amorim Rêgo
Pâmela Taiane Amorim Rêgo
5 meses atrás

Que oportunidade incrível, estou entrando na área, e busco por cursos que me possibilitem eficiência e eficácia em TI.

0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x