Notícias

Estudante de Arquitetura do SENAI CIMATEC se prepara para World Skills 2021
O estudante Daniel Araújo, do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAI CIMATEC participou, junto ao Professor orientador Bruno Leão, de um treinamento que envolve estudantes, professores e pesquisadores da ciência e tecnologia dos diferentes países que compõem o BRICS para a competição World Skills 2021.
O Worlds Skills é uma competição internacional, que terá a sua 46º edição realizada em Xangai, na China, em 2021. O objetivo da competição é fomentar a conexão entre países e profissionais do mundo inteiro para construção de soluções inovadoras para a Indústria 4.0. Além de promover competições, o evento ainda realiza conferências com importantes nomes do mercado (entre professores e pesquisadores ligados às indústrias) e fomenta a construção de projetos voltados para atender às demandas sociais a partir da ciência, tecnologia e inovação.
Enquanto a competição internacional não chega, os experts e competidores começam a se preparar em treinamentos e competições nacionais para aperfeiçoar ideias e desenvolver projetos como um preparativo para Xangai. Essa fase, que ganhou o nome de Future Skills Camp, tem como objetivo o aprimoramento das habilidades de profissionais e estudantes para a criação de soluções inovadoras a partir do desenvolvimento e aplicação das tecnologias digitais. As etapas de treinamento cumpriram uma programação virtual, que contemplou mentorias e proposições de projetos de diferentes áreas do conhecimento.
O Future Skills Camp representa mais do que apenas um concurso. Esta etapa permite o envolvimento e a criação de redes entre países parceiros, possibilitando o fortalecimento de uma rede de colaboração entre especialistas espalhados pelo mundo. Para o Professor Bruno Leão e o estudante de Arquitetura Daniel Araújo, que desenvolveram um projeto em BIM, a fase de treinamento teve grande relevância. Bruno conta que “O BIM é um dos paradigmas mais importantes e de maior destaque na construção civil atualmente. Representar o Brasil e o CIMATEC, como Expert em BIM, ao lado de um aluno da graduação de Arquitetura e Urbanismo é uma experiência ímpar, que mostra o quanto o nosso curso está preocupado e alinhado com os objetivos internacionais de formação dos futuros profissionais da indústria da construção.”
Após a fase de mentorias, desenvolvimento de projeto e treinamento, os participantes passam para uma etapa de competição que envolve os cinco países que compõem o BRICS. Para o diretor executivo de relações internacionais do SENAI, Frederico Lamego “O concurso anual BRICS Future Skills Challenge é um importante marco de reconhecimento da importância do desenvolvimento das aptidões fundamentais, da indústria 4.0 e da educação técnica e vocacional para a agenda de desenvolvimento dos BRICS”.
É importante reconhecer que os países deste bloco econômico enfrentam muitos desafios para o crescimento sustentável. Portanto, a cooperação entre os cinco países (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), através do compartilhamento de conhecimentos, é muito valiosa para a construção de soluções inovadoras e coletivas, que contribuem para a transformação dos cenários industriais e tecnológicos.
Para o estudante e competidor Daniel Araújo, participar do BRICS Future Skills Challenge foi uma experiência muito importante para o desenvolvimento acadêmico e profissional: “Participar dessa competição-treinamento é sem dúvidas muito importante para mim como aluno, para o CIMATEC como instituição acadêmica e para o nosso país. Sabemos da tamanha relevância que são esses encontros internacionais pelo fomento à troca de conhecimento e experiências. O de objetivo formar profissionais de impacto por meio de habilidades da área de tecnologia com grande potencial para o desenvolvimento dos países participantes e para o mundo no geral é uma grande oportunidade para o meu desenvolvimento (e dos outros participantes) em uma modalidade inovadora no ramo da construção civil que é o BIM, conhecer e realizar networking com pessoas de outras nacionalidades, expandir horizontes e abrir portas para novas possibilidades, além de poder agregar valor para o meu país.”
E não acaba por aqui… Além do certificado de participação Future Skills Camp, os participantes que concluírem o projeto de teste receberão um Skills-passport (passaporte de habilidades). As próximas etapas incluem uma seletiva nacional e outra internacional até a competição do World Skills, na China, em 2021. É com muito orgulho que o Centro Universitário SENAI CIMATEC reconhece a participação do Professor Bruno Leão e do estudante Daniel Araújo!
Xangai, estamos preparados!
#OrgulhodeSerCIMATEC
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]