:

Blog

GETEC: + de 200 mestres formados

Em outubro de 2020, Centro Universitário SENAI CIMATEC alcançou um feito histórico: + de 200 mestres foram formados através do nosso Programa de Mestrado e Doutorado em Gestão e Tecnologia Industrial.  

Desde o princípio, o PPGGETEC busca formar profissionais altamente qualificados, prontos para contribuir para o desenvolvimento da ciência e tecnologia, local e nacionalmente.  

Articulando diferentes áreas do conhecimento, a fim de formar os agentes da transformação do futuro, o Programa é espaço de experiências acadêmicas únicas, que vão desde a publicação em periódicos internacionais à contemplação de pesquisadores pela CAPES. 

Focado no desenvolvimento do conhecimento nas áreas de gestão e tecnologias industriais, o GETEC é, atualmente, coordenado pela Prof.ª Dra. Ingrid Winkler. Estes conhecimentos são distribuídos, transversalmente, em três linhas de pesquisa: 

Gestão e desenvolvimento industrial (GDI): Enfatizando a inovação, a gestão e os negócios a partir de abordagens para além da engenharia; 

Tecnologias de desenvolvimento de produto (TDP): Agrupando temas de métodos e ferramentas para o desenvolvimento integrado de produto, fortalecendo as especialidades na engenharia de produto; 

Engenharia e tecnologias de processos (ETP): Unindo os temas da seguinte maneira: processos industriais, manutenção industrial e modelagem de problemas de engenharia. 

Diante de tantas curiosidades interessantes sobre o PPGETEC, vamos conhecer um pouco mais sobre a história e experiência de um dos alunos do Programa? 

Para Carlos Alberto Tosta, ingressar no GETEC surgiu como uma necessidade de aperfeiçoar seus conhecimentos. Com vasta experiência na área de gestão industrial, Carlos decidiu ingressar na docência, após aposentar-se.  

Já como professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Tosta sentiu que precisava desenvolver algumas de suas abordagens em sala de aula, o que o levou até o Programa de Mestrado e Doutorado do SENAI CIMATEC. “O GETEC surgiu como um norte para que eu melhorasse minha condição acadêmica”, disse. 

Orientado pelo Prof. Dr. Herman Lepikson, Carlos defenderá sua tese de doutorado no começo de 2022. A pesquisa se concentra sobre as relações entre a Manufatura 4.0 aplicada à extração de óleos essenciais.  

Motivada por experiências prévias do professor com empresas do setor de extração de produtos vegetais, a tese aborda a possibilidade de aplicação de tecnologias, como controle e monitoramento, à estas esferas da produção industrial.  

Contribuir para a formação de pesquisadores capazes de participarem de processos desafiadores, para a construção de docentes qualificados para o ensino superior e para a qualificação de profissionais são alguns dos objetivos do PPGGETEC.  

Dito isto, é possível dimensionar o quão importante é o nosso Programa de Mestrado e Doutorado  em Gestão e Tecnologia Industrial, não é mesmo? Aqui, produzimos tecnologia e ciência disruptivas, levando a produção de nossa região para o resto do mundo. 

Para inscrever-se no GETEC, clique aqui.

0 0 vote
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x