Blog

O que nossos egressos, mestrandos e doutorandos dizem sobre o MCTI?
O PPGMCTI (Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial), desenvolve pesquisas interdisciplinares nas áreas de Modelagem de Sistemas Cognitivos, Sistemas Complexos e Modelagem de Processos Industriais.
Com a necessidade de prever cenários e agir estrategicamente na Indústria 4.0, crescem as demandas de Projetos de PD&I para simulação, testes e modelagem de soluções para problemas complexos. A Modelagem Computacional associada a Tecnologia Industrial trabalha interdisciplinarmente as áreas da Ciência de Dados, da Computação, Fenômenos Complexos entre outras, podendo apoiar diversos setores da indústria.
A história do MCTI, é, também, a história de seus alunos: mestres e doutores que trabalham pelo futuro da ciência e inovação.
Modelagem Computacional aplicada à indústria
Em 2011, Ivo Andrei ingressou no MCTI como doutorando. Em sua tese, desenvolveu uma ferramenta computacional para perfuração em operação de linhas de hidrocarbonetos com H2 em mistura.
Coordenador Técnico de Projetos na Braskem, Ivo destacou a fácil adequação do programa à sua rotina de trabalho como um diferencial. “O curso do Doutorado tem um curso flexível para quem está trabalhando. A maioria dos créditos era noturno e os diurnos aconteciam num bom horário.”
Em seu trabalho, Ivo propôs a criação de um simulador que consegue definir quais são os melhores parâmetros para prevenir possíveis falhas em trepanações, processo de furação que é caracterizado pela otimização e pela redução de custos em soldagens.
Ivo também salientou a importância do corpo docente do MCTI, caracterizando-o como “altamente qualificado, capacitado e reconhecido”. Desde que se formou, Ivo realizou cerca de 60 trepanações utilizando o simulador desenvolvido em nosso programa, na Braskem. Segundo ele, o simulador “trouxe ganhos na casa dos milhões de reais para a companhia”.
Fontes alternativas de energia no campo da refrigeração
A discente de mestrado Caroline Neves está desenvolvendo um projeto de aplicação de fontes limpas de energia em equipamentos de refrigeração e ar condicionado. Em seu trabalho, ela propõe um estudo energético, exérgetico e econômico destas aplicações.
A possibilidade de aplicar os encaminhamentos de sua pesquisa às necessidades do mercado surge, para ela, como um ponto interessante: “Fazer uma pesquisa prática e contar com o suporte de pesquisadores é algo valorizável”.
Graduada em Engenharia Mecânica e bolsista da FAPESB, Neves destacou a liberdade dada pelo SENAI CIMATEC aos alunos de Pós-Graduação. “Aqui, você tem a obrigação de entregar sua dissertação, ponto. No SENAI, não existe uma obrigação de publicação em periódicos, por exemplo.”
Esta autonomia do aluno aparece, para Caroline, na predisposição do corpo docente em abraçar linhas de pesquisa que estejam em campos semelhantes ao seu, de maneira mais flexível.
As inscrições para o MCTI estão abertas! Para inscrever-se, acesse: senaicimatec.com.br/mestrado-e-doutorado
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]