Blog

Projete-se para o Futuro
Você já observou que os espaços que ocupamos, habitamos e construímos estão repletos de informação? Por trás de cada linha de um projeto arquitetônico existe um universo de conhecimentos matemáticos, tecnológicos, sociais, estéticos e por aí vai.
Em nossos tempos de Revolução Digital, estamos aprendendo a lidar com o dilúvio de informações em interconexão generalizada, ao alcance de um clique, sem fronteiras, em tempo real. Assim, a área de Arquitetura e Urbanismo está vivendo um verdadeiro salto quântico, com novas e amplas gamas de informação disponíveis.
Imagine o projeto de um espaço público de convívio. Antes, o projeto desse espaço seria baseado em conhecimentos pré-fixados sobre os hábitos e características da população. Para modificar o uso da construção original, seria preciso um novo projeto e obras que paralisariam parte da utilização do espaço.
Hoje, é viável a adaptação de uma construção para novos usos com mais facilidade. Através da integração com tecnologias de automação, por exemplo, é possível criar perfis de comportamento dos usuários, proporcionando uma maior interação. Permitindo que os próprios usuários consigam obter informações mais detalhadas sobre a edificação.
Isso é um exemplo de como a área de Arquitetura e Urbanismo vem se tornando ainda mais fascinante na era do Big Data, Internet das Coisas, Realidade Aumentada, Inteligência Artificial, Impressão 3D e tantas outras inovações.
Novos desafios, novas oportunidades
Novas formas de consumo, transações econômicas e mobilidade têm modificado os fluxos urbanos em velocidade inédita, gerando novas demandas sociais, modificando o conceito de qualidade de vida e dando luz a novas referências estéticas.
É importante notar que estamos vivendo um momento de transição, e isso significa que você tem a chance de estar à frente desse processo de mudança de paradigma.
Ao mesmo tempo em que todas essas possibilidades fantásticas de progresso têm surgido, grandes desafios se impõem. Se você vive em uma grande cidade brasileira, certamente faz ideia do que estamos falando!
Às vezes, temos a impressão de que as metrópoles estão “doentes”, com suas “veias”, ou seja, suas vias, entupidas por tráfego caótico, poluição e desorganização, impedindo que a cidade funcione como um organismo sistêmico e harmônico.
Não há como continuar crescendo seguindo os modelos antigos de ocupação do espaço. Portanto, a área de Arquitetura e Urbanismo precisa, talvez mais do que nunca, de projetos inovadores! E você pode enxergar nesse cenário uma oportunidade para encontrar soluções criativas e disruptivas, com a ajuda de novas tecnologias e conhecimentos.
Arquitetura e Urbanismo do Século XXI
O Centro Universitário SENAI CIMATEC, que já é referência em Inovação, lançou um novo curso de Arquitetura e Urbanismo porque enxerga as grandes possibilidades e desafios da área em termos de tecnologia e criatividade.
O curso oferece todas as ferramentas, aporte teórico e motivação para que os estudantes abracem a missão de construir a Arquitetura e Urbanismo do Século XXI, de maneira sustentável e integrada com todas as novas tendências do mundo do trabalho.
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]
Parabéns pelo texto e reforço aqui o meu ponto de vista a respeito das inovações que nos cerca por meio da internet. Quando muito falam q as máquinas e outras invenções vão criar desemprego, acredito q elas nos trarão bem estar e modo de vida melhor. Máquinas e novas invenções irão substituir os trabalhos braçais e repetitivos permitindo q o Homem tenha a mente voltada para a criatividade e bem estar. Assim terá tempo para observar a natureza na sua universalidade e criará novas alternativa de vida de maneira sustentável em prol de todos sem mais ganância e acúmulo de… Leia mais »