Blog

Sustentabilidade no Pódio
Texto por Luan Saldanha*
No dia 23 de julho de 2021 (sexta-feira) começa oficialmente as Olimpíadas do Japão 2020. Após 1 ano de dúvidas e incertezas sobre a realização ou não das olimpíadas, devido aos problemas do COVID-19, finalmente vamos poder acompanhar os melhores atletas em busca da tão sonhada medalha olímpica.
Para esta edição das olimpíadas, o Comitê Organizador do Japão preparou muitas ações que são voltadas para sustentabilidade, tecnologia e reciclagem. Talvez a principal (e mais incrível!) foi a campanha realizada junto com a empresa P&G (Procter & Gamble) para fabricar os pódios utilizando a tecnologia de impressão 3D e com plástico reciclado.
Pódio das olimpíadas produzido por Impressão 3D
Em 2019, a P&G começou a campanha para recolher embalagens plásticas (de polietileno e polipropileno) buscando coletar cerca de 1,5 milhão de embalagens, para transformar em filamento e usar nas impressoras 3D. Ao final, foram coletadas mais de 24,5 toneladas, as quais foram usadas para produzir mais de 80 pódios para Olímpiadas e Paraolimpíadas.
O artista plástico responsável pelo emblema dos jogos de Tokyo 2020, Tokolo Asao, foi também o responsável pela ideia da criação do pódio com estas características. Segundo ele, o design incorpora uma mensagem de diversidade e inclusão, com padrões e estilos geométricos modernos.
Com ajuda do professor Tanaka Hiroya, da Kelo University, foi possível transformar o design criado por Asao para a fabricação usando plástico reciclado em uma impressora 3D de filamento (mais conhecida como FDM).
Outro ponto importante foi o uso de resíduos de alumínio das unidades habitacionais temporárias (construídas para famílias afetadas pelo terromoto no leste do Japão em 2011), para criação dos símbolos olímpicos e paraolímpicos presentes no pódio.
Conheça mais sobre pódio das Olimpíadas 2020
Se quiser conhecer com mais detalhes sobre este incrível projeto, pode assistir o vídeo a seguir, o qual mostra toda a ideia e projeto desenvolvido.
*Texto originalmente publicado no Blog da Engenharia, em 27 de julho de 2021.
-
Centro Universitário SENAI CIMATEC terá cursos no formato EAD
Instituição recebeu nota máxima do Ministério da Educação A partir do segundo semestre de 2022, o SENAI CIMATEC passa a oferecer cursos na modalidade à distância, inaugurando esse novo formato de ensino na instituição. O modelo EAD do Centro Universitário SENAI CIMATEC acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC/INEP), com nota máxima exigida […]
-
Primeira aula de ensino superior no metaverso discute realidade virtual para a indústria automotiva
O Centro Universitário SENAI CIMATEC foi a primeira Instituição de Ensino Superior a realizar aula no metaverso Nesta terça-feira (22), estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC tiveram uma aula diferente. A primeira aula a ser realizada no metaverso foi conduzida pela Prof.ª Dr.ª a Ingrid Winkler e teve como tema o “Desenvolvimento de produto no metaverso: reflexões […]
-
Calouros do Centro Universitário SENAI CIMATEC são recebidos em celebração
Na última sexta–feira (18), os novos estudantes do Centro Universitário SENAI CIMATEC foram recebidos na instituição com um evento de boas-vindas. A programação do dia começou às 16h com um passeio pelas instalações do ecossistema de inovação, dando aos alunos a chance de terem o primeiro contato com os laboratórios, salas de aula e áreas […]
-
Desenvolvimento das iniciativas estudantis do SENAI CIMATEC é pautado em encontro
Na manhã de sexta-feira (10), representantes das iniciativas estudantis e do corpo docente do SENAI CIMATEC se reuniram para fazer um balanço de 2021 e iniciar as projeções para o ano seguinte. No encontro, Tarso Nogueira, Pró-reitor de Extensão e Iniciativas Estudantis, falou sobre a necessidade de haver alinhamentos constante entre as iniciativas e a instituição, […]