:

Blog

UX Design para Impulsionar Negócios

A usabilidade cria valores ao tangibilizar as necessidades e desejos das pessoas, na forma de novas experiências de uso, um elo que media aspectos de rentabilidade do negócio com os valores dos indivíduos. Desta forma, o conceito de User Experience (UX) ou “experiência do usuário” dialoga com os preceitos do design emocional, que visa proporcionar um elo afetivo entre pessoa e produto.

Ao longo dos últimos anos, diversos profissionais vêm se debruçando sobre a usabilidade para tornar cada vez mais intuitiva e instigante a relação do usuário com os produtos físicos e digitais, marcas e serviços.

Muitos negócios voltaram seus olhares para a melhor experiência possível de seus clientes. Hoje, esta é uma expertise exigida por empresas, indústrias e startups, que têm investido enfaticamente no design centrado no usuário.

E por que User Experience é importante para os meus negócios?

Aplicar estratégias de experiência de uso contribui na escolha do que encanta o cliente e mantém lealdade à sua marca, produto ou serviço.

Voltar a atenção para a experiência do usuário é personalizar o seu atendimento, porém não mais de forma artesanal. Estamos falando de Indústria 4.0, virtualizações e impressões 3D, por exemplo, que permite confeccionar um produto com uma geometria complexa, sem uma escala industrial. Estamos falando de simuladores RV e RA (realidades virtuais e aumentadas), que permitem ver como funcionará o painel de um carro antes de sua construção, ou ainda de modelagem paramétrica, que permite criar projetos manipuláveis, de acordo com a necessidade do usuário.

Vem ser um especialista em UX!

O SENAI CIMATEC está com inscrições abertas para o MBI em UX Design & Strategy

Autor:

Marcus Mendes, doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial, professor adjunto do Centro Universitário do SENAI CIMATEC e do MBI em UX Design & Strategy.

4 2 votes
Article Rating
Se inscrever
Notificar de
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x